Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > ARTIGOS
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

ARTIGOS

Os novelões Yellowstone e Dallas

Confira artigo de opinião de Jolivaldo Freitas

Jolivaldo Freitas

Por Jolivaldo Freitas

10/04/2025 - 11:43 h
Yellowstone é sucesso de público e crítica
Yellowstone é sucesso de público e crítica -

Sou noveleiro e ultimamente ando mexendo com séries. Um pouco atrasado, estou assistindo Yellowstone, que faz sucesso com longas temporadas — muito bom, por sinal —, com a saga da família começando na série 1883, depois 1923 e seguindo com Yellowstone. É a história da família Dutton, conduzida por John Dutton, que controla o maior rancho contíguo dos Estados Unidos. Sofrendo ataques sem piedade de bandoleiros, maus-caracteres, empresários, milionários e de indígenas. Tudo se passa na fronteira onde atualmente está o primeiro Parque Nacional dos Estados Unidos. É uma série violenta, densa, drástica, com reveses contínuos — e não faço spoiler.

Imagine o que é viver numa região sem jornais, onde a civilização vai chegando em lombo de burro e a passo de tartaruga. A lei? Sem lei. Com leis do mais forte ou mais valente. De quem tem o poder da terra. Xerifes vendidos, políticos comprados. Tudo se passa no olhar da família Dutton até os anos de 1923.

Tudo sobre Artigos em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Quem é mais velho lembra da série americana de nome Dallas, que começou devagar, foi ganhando dimensão e fez tanto sucesso a partir de 1978 que durou até 1991. Embora seja diferente dos Dutton e se passe no Texas, a família Ewing é o centro de tudo. Eles, donos da petrolífera Ewing e do rancho de gado Southfork. Enquanto em Yellowstone quase todos são inimigos dos Dutton, em Dallas a briga é entre duas famílias poderosas, mas o enredo chega em vários momentos a se entrelaçar. E assim as séries vão durando, e tome capítulos a dar com pau. O vilão-herói-mau-caráter J.R. de Dallas é uma espécie de Dutton. O que vale é a sobrevivência, mesmo em épocas distintas.

O novelão Dallas terminou em maio de 1991 e rendeu outros filhotes como a série spin-off Knots Landing, com catorze temporadas. No ano de 2012, o canal TNT lançou uma nova e atualizada continuação de Dallas — sucesso. Yellowstone já rendeu outros filhos, e novos virão. Gado, óleo, terra, poder e dominação no caminho destes novelões chamados de séries. Mas vale assistir se você gosta de old and new cowboys.

______________

Escritor e jornalista. Autor de "Vulgar" e "Baianidade", dentre outros livros.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

novela

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Yellowstone é sucesso de público e crítica
Play

Pontes para o Consensualismo

x