Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > ATARDE AGRO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

ATARDE AGRO

Exportações de frutas crescem 304%

O Porto de Salvador movimentou 2.997 contêineres de frutas, entre janeiro e outubro deste ano

Dianderson Pereira*

Por Dianderson Pereira*

20/11/2023 - 5:40 h | Atualizada em 20/11/2023 - 6:32
A localização do Porto de Salvador é o principal fator para o movimento do terminal
A localização do Porto de Salvador é o principal fator para o movimento do terminal -

O Terminal de Contêineres de Salvador (Tecon) apresentou um aumento na exportação de frutas de 304% no período de janeiro a outubro deste ano, em comparação ao mesmo período do ano anterior, movimentando 2.997 contêineres de produtos, com destaque para o limão, a manga e a uva.

As cargas vêm do norte de Minas Gerais, de Sergipe e de diferentes partes da Bahia, incluindo a região do Vale do São Francisco, responsável por 62% da produção nacional de uva de mesa, e têm como destino Europa e América do Norte, principais mercados consumidores de frutas do Brasil.

Tudo sobre ATARDE AGRO em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Demir Lourenço, diretor executivo do Tecon Salvador, unidade de negócios da Wilson Sons, diz que o crescimento na movimentação faz com que os transportadores rodoviários, os despachantes que atendem ao porto, e toda a cadeia que depende da movimentação do porto, ganham benefícios importantes, aumentando a renda. “Aumento de movimentação representa aumento de renda, de empregos. É um círculo virtuoso!”, relata.

O terminal está localizado a 500 km das principais fazendas produtoras do Vale do São Francisco e dispõe de tecnologias que permitem acelerar os processos de atendimento em pátio e no navio, como o agendamento online 24 horas, portões exclusivos para carga refrigerada e integração sistêmica com os órgãos anuentes, contribuindo para a autorização de embarque antecipado. Além das vistorias de cargas durante a semana, realizadas na plataforma do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). conta também com vistorias às segundas-feiras, para as cargas recepcionadas no fim de semana, otimizando o fluxo e deliberações dos órgãos anuentes competentes. Para o diretor, a sua localização é o principal fator para o grande movimento do terminal, fazendo com que os produtores tenham facilidade em exportar seus produtos.

O presidente da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrasfrutas), Guilherme Coelho, ressalta a importância da região do Vale do São Francisco para a movimentação do terminal, em que Juazeiro é responsável por 70% das exportações do Tecon. “O Vale do São Francisco é conhecido por ser uma região de produção agrícola intensiva, especialmente na fruticultura irrigada. As principais frutas produzidas são uva, manga, goiaba, melão, banana e acerola”.

“A proximidade geográfica entre Juazeiro e o Terminal de Contêineres de Salvador reduzem os custos de transporte e o tempo de trânsito. A qualidade da infraestrutura de transporte facilita o escoamento eficiente das mercadorias até o terminal e também o custo total da logística são mais favoráveis, incluindo transporte terrestre e taxas portuárias”, complementa Guilherme Coelho.

Guilherme pontua  a importância do São Francisco
Guilherme pontua a importância do São Francisco | Foto: Divulgação/Abrasfrutas

A produção frutífera no estado se diversifica por outros municípios e o produtor José de Jesus, do município de Camaçari, ressalta a importância econômica da exportação porque mesmo vendendo diretamente ao consumidor, acredita que faz aumentar o número na demanda da produção e beneficiar a todos. “Produzo limão, banana prata, banana-da-terra, limão, jaca, abacate, cacau, e sinto que a economia se movimenta com a exportação dos produtos e de alguma forma irá beneficiar a nós agricultores”.

Vale do São Francisco

A região do Vale do São Francisco, drenada pelo rio São Francisco e seus afluentes, está localizada em sua grande parte nos estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas. O seu desempenho é importante para a produção de frutas devido a facilidade da água para a irrigação.

O polo central da produção de frutas irrigadas no Vale do São Francisco está localizado em Juazeiro e Petrolina, abrangendo ainda diversas outras cidades nos estados da Bahia e Pernambuco, como Curaçá (BA), Casa Nova (BA), Sobradinho (BA), Lagoa Grande (PE) e Santa Maria da Boa Vista (PB). A região de Juazeiro é responsável por 45% de toda a manga e 30% de toda uva exportada pelo Brasil.

Mesmo com o grande número de exportação de frutas vindas do Vale do São Francisco, ainda há empecilhos que dificultam a chegada até o local. De acordo com Guilherme Coelho, a logística para longas distâncias é sempre um desafio.

“As frutas são produtos perecíveis e dependem de uma eficiente cadeia de frio e agilidade no envio das exportações. A Abrafrutas está atenta às necessidades de seus associados e atua positivamente para solução de entraves às exportações, sejam de natureza de infraestrutura como documentação e operacionais, facilitando assim que chegue até o terminal de containers”, menciona o presidente da Abrafrutas.

* Sob a supervisão da editora Cassandra Barteló

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
A localização do Porto de Salvador é o principal fator para o movimento do terminal
Play

Jusmari elogia governo Jerônimo em evento de apoio ao agronegócio

A localização do Porto de Salvador é o principal fator para o movimento do terminal
Play

Secretário comenta projeto de estímulo à agricultura familiar

x