Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > A TARDE AGRO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
11/03/2024 às 7:00 - há XX semanas | Autor: Dianderson Pereira*

Famílias de Baixa Grande são contempladas com distribuição de alevinos

Ação tem como objetivo garantir a segurança alimentar e expandir a piscicultura na região

Imagem ilustrativa da imagem Famílias de Baixa Grande são contempladas com distribuição de alevinos
-

Com a chegada da Semana Santa, o consumo de peixe está garantido para as comunidades de Baixa Grande, região a 252 km de Salvador, no centro leste do estado, com a distribuição de 100 mil alevinos de tambaquis pelo Instituto Agrovida, com a articulação da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri). A distribuição ocorreu em duas entregas realizadas pelo Instituto Agrovida, em que a primeira ocorreu em dezembro de 2022 e a segunda esse ano, em fevereiro, possibilitando a expansão da piscicultura e garantindo a segurança alimentar de 100 famílias de Baixa Grande.

De acordo com José Brito, coordenador do Instituto Agrovida, a primeira distribuição, em 2022, permitiu que os agricultores consumam o alimento nesta Quaresma, enquanto o consumo da segunda distribuição estará pronto para 2025. “Muitos já pegaram imaginando garantir o peixe da Semana Santa do ano que vem, e já ouvimos de diversos agricultores que o peixe deste ano veio da distribuição realizada em dezembro de 2022”, ressalta José Brito.

José Brito também comenta que a iniciativa desempenha um papel significativo no desenvolvimento da agricultura familiar, proporcionando benefícios econômicos, sociais e ambientais para as comunidades envolvidas.

“Quando há a distribuição de alevinos, as comunidades podem iniciar ou expandir suas operações de piscicultura, contribuindo para a segurança alimentar e representando uma oportunidade de diversificação de renda para os agricultores, dinamizando a economia local, que é um dos nossos objetivos enquanto Instituto Agrovida”, fala Brito.

Para Genivaldo Santos, presidente da Federação das Associações de Baixa Grande, o recebimento dos alevinos deste ano já garantirá uma fartura de pescado para a próximo ano, beneficiando as famílias e deixando a alimentação durante o período de Quaresma mais nutritiva e segura, mas ainda precisa de outros investimentos para a piscicultura crescer na região.

“Essa ação é muito importante para a alimentação dos nossos agricultores. Por outro lado, a região ainda precisa de mais investimentos por parte do poder público para o desenvolvimento da cultura devido à falta de chuvas”, diz Genivaldo Santos. A região sofre com estiagens por estar localizada no semiárido baiano.

Segundo Welison Brito, agricultor e presidente da Associação comunitária de Aldeia e Gameleira, no município de Baixa Grande, o principal desafio hoje é a falta de formação e orientação sobre as possibilidades da cadeia produtiva e os caminhos para seguir produzindo e crescendo.

“Outro desafio é o aumento da produção limitado, pois a espécie recebida, Tambaqui, são peixes reofílicos, ou seja, eles precisam viver em um ambiente com correnteza para terem o estímulo e produção dos hormônios de reprodução, e os peixes foram todos colocados em aguadas, que são reservatórios responsáveis por armazenar grandes quantidades de água, porém, sem correnteza”, cita Welison Brito.

O peixe é um alimento rico em muitos nutrientes trazendo benefícios à saúde e é a proteína que ganha mais destaque durante o período da Semana Santa. De acordo com Daniela Moreno, nutricionista e mestre em Alimentos, Nutrição e Saúde, o peixe é uma excelente fonte de proteína de alta qualidade, contendo todos os aminoácidos essenciais necessários para a saúde humana.

Outros benefícios no seu consumo também são o seu baixo teor de gordura saturada em comparação com outras fontes de proteína animal, evitando um aumento do risco de doenças cardiovasculares, e é uma boa fonte de várias vitaminas e minerais importantes, incluindo vitaminas do complexo B (como B12 e niacina), vitamina D, selênio, ferro e zinco. Daniela Moreno explica que essas vitaminas e minerais atuam em variadas funções corporais, incluindo o funcionamento adequado do sistema imunológico, a saúde dos ossos e a produção de energia.

Segurança alimentar

Para as comunidades de Baixa Grande, o Instituto Agrovida reforça a importância do alimento em promover uma alimentação segura aos agricultores durante a entrega dos alevinos. “Estamos falando de segurança alimentar, onde a piscicultura pode fornecer uma fonte estável de proteína animal para as famílias envolvidas na agricultura familiar”, comenta o coordenador José Brito.

Além do peixe, durante o período de Quaresma a nutricionista indica outros alimentos encontrados na agricultura familiar para manter uma dieta saudável e equilibrada. Os legumes e verduras são ótimas opções, sendo ricos em vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes. A profissional sugere uma variedade de vegetais, como espinafre, brócolis, couve-flor, abobrinha, cenoura, pimentão, berinjela, entre outros, em suas refeições.

Além disso, as frutas frescas são também uma das recomendações de Daniela Moreno. “Consuma uma variedade de frutas frescas para obter vitaminas, minerais e fibras. Escolha frutas da estação para aproveitar ao máximo seu sabor e valor nutricional. Você pode consumir frutas como lanches, adicioná-las a saladas ou usá-las como sobremesa”, comenta a nutricionista.

*Sob supervisão da editora Cassandra Barteló

Assuntos relacionados

alevinos baixa grande Distribuição Instituto Agrovida peixe semana santa

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

alevinos baixa grande Distribuição Instituto Agrovida peixe semana santa

Repórter cidadão

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Assuntos relacionados

alevinos baixa grande Distribuição Instituto Agrovida peixe semana santa

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Jusmari elogia governo Jerônimo em evento de apoio ao agronegócio

Play

Secretário comenta projeto de estímulo à agricultura familiar

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA POLÍTICA