PARQUE COSTA AZUL
Feira da Agricultura Familiar chega a 14ª edição com novidades
Visitantes têm à disposição produtos de diversas regiões do estado, praça gastronômica e atrações culturais
Por Da Redação
A abertura da 14ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária aconteceu nesta quarta-feira, 13, no Parque Costa Azul, em Salvador, espaço que também foi palco do 1º Festival de Samba de Roda da Bahia, prestando tributo à líder quilombola Mãe Bernadete Pacífico, do Quilombo Pitanga dos Palmares. O evento, que acontece até o próximo domingo,17, reúne mais de três mil produtos dos 27 territórios de identidade da Bahia e de outros estados brasileiros.
Rebatizada nesta edição em homenagem ao ex-deputado federal Luiz Alberto Silva dos Santos, considerado uma das principais lideranças do movimento negro brasileiro, que morreu na manhã desta quarta-feira, em Lauro de Freitas, a feira já é consolidada como um grande encontro cultural e gastronômico.
Programação diversificada
Os visitantes têm à disposição 27 Armazéns Territoriais, espaços dedicados à comercialização de produtos de diversas regiões do estado. Além disso, a edição deste ano contempla a instalação de espaços temáticos: Tenda Quilombola, Tenda Indígena, Tenda do Artesanato e a Tenda Brasil, que reúne produtos de 43 empreendimentos de diferentes partes do país. A programação conta ainda com a realização da 1ª Feira Agroecológica da Bahia.
Gastronomia
A Praça Gastronômica oferece uma experiência única, com cardápio diversificado da culinária baiana e regional. Entre as opções estão moquecas, galinha caipira, maniçoba, carne do sol, ostras, cuscuz com bode e mocotó, além de petiscos variados. Para a sobremesa e refrescância, picolés com frutas do Cerrado, além de chopes e cervejas de licuri, cacau, umbu, caju, e drinques.
Parcerias e Apoios
A 14ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária é realizada em parceria com a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes-Bahia), com o apoio do Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e da Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem).
Presente ao primeiro dia da Feira, o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, pontuou a importância da Bahia no cenário nacional. "A Bahia foi um dos maiores acréscimos em relação ao passado do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Isso mostra uma agricultura familiar pujante. Essa feira é potente. Mostra que a Bahia tem uma agroindústria muito importante. A Bahia está trabalhando com 400 agroindústrias e jogando todo o apoio para o crescimento da agroindústria. É um exemplo a ser seguido pelo Brasil", concluiu o ministro.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes