Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > A TARDE AGRO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
03/11/2023 às 8:15 • Atualizada em 03/11/2023 às 9:50 - há XX semanas | Autor: Da Redação

PROJEÇÕES OTIMISTAS

Oeste baiano inicia safra de grãos 2023/2024

A expectativa é de que haja um crescimento de 7,5% em relação à produção anterior

As projeções para a safra de soja 23/24 são otimistas
As projeções para a safra de soja 23/24 são otimistas -

A região oeste da Bahia inicou oficialmente, no mês de outubro deste ano, o início da Safra 2023/2024, marcando um período de grande expectativa para os produtores. Segundo dados da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) há uma expectativa de aumento na produção, em comparação com a safra anterior, com a soja crescendo 7,5%, o algodão 2,3% e o sorgo 12%, enquanto o milho deve recuar 15%.

As projeções para a safra de soja 23/24 são otimistas, com uma área estimada de 2 milhões de hectares destinados à cultura - aumento de 7,5%. O algodão deve ocupar uma área total de 312 mil hectares, registrando aumento de 2,3%. Os produtores devem ampliar a área dedicada ao sorgo em 12% neste período, atingindo 190 mil hectares. Já para o grão, a área dedicada deve ser 39% menor, chegando a 135 mil hectares.

A safra 2023/2024 foi iniciada através do plantio antecipado das áreas de soja em caráter de excepcionalidade. Desde o dia 1º de outubro, os produtores que tiveram autorização concedida pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), através da Portaria 060 de 10 de julho de 2023, puderam abrir a nova safra de grãos no oeste da Bahia.

Segundo os dados levantados pelo núcleo de Agronegócio da Aiba, até o momento, 6,5% da área total estimada para a soja já foi plantada, com as condições climáticas desempenhando um papel essencial nas últimas semanas. A falta de chuvas tem diminuído o ritmo da semeadura e a expectativa é que o planejamento prossiga de maneira uniforme, concentrando-se nas janelas climáticas específicas entre o início e meados de novembro.

Peso

Segundo a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), os grãos do oeste baiano jogam papel importante para economia do estado, já que representam grande cifra do PIB. 67% do Volume Bruto de Produção (VBP) da Bahia, em 2022, veio desse setor.

A região é a principal produtora de oleaginosas do estado, produzindo em larga escala soja, milho, algodão, café, arroz, fruticultura e feijão, destacando-se também o cacau irrigado, mas as culturas que mais se destacam são: algodão, milho e soja.

Na pecuária, o Sistema Plantio Direto e o sistema de Integração Lavoura-Pecuária são opções com potencial para promover a sustentabilidade da agropecuária. Produtores têm utilizado esses sistemas para a formação de palhada decorrente da rotação de culturas como soja e milho. Ambos preconizam o não revolvimento do solo, que aliado às rotações de culturas, é utilizado para mantê-lo protegido pelos resíduos orgânicos na superfície, representando uma alternativa ao monocultivo com preparo convencional do solo, ainda utilizado na região.

Assuntos relacionados

milho oeste baiano produção projeções Safra de Grãos soja

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

milho oeste baiano produção projeções Safra de Grãos soja

Repórter cidadão

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Assuntos relacionados

milho oeste baiano produção projeções Safra de Grãos soja

Publicações Relacionadas

A tarde play
As projeções para a safra de soja 23/24 são otimistas
Play

Jusmari elogia governo Jerônimo em evento de apoio ao agronegócio

As projeções para a safra de soja 23/24 são otimistas
Play

Secretário comenta projeto de estímulo à agricultura familiar

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA POLÍTICA