Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > ATARDE AGRO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

NOVO EDITAL

Secretário comenta projeto de estímulo à agricultura familiar

Em entrevista ao programa Isso é Bahia, Jeandro Ribeiro falou sobre importância da iniciativa para o setor

Por Daniel Brito

06/04/2022 - 10:52 h | Atualizada em 06/04/2022 - 12:54
Secretário de Desenvolvimento Rural, Jeandro Ribeiro
Secretário de Desenvolvimento Rural, Jeandro Ribeiro -

Recém-alçado ao cargo de titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia (SDR), Jeandro Ribeiro falou nesta quarta-feira, 6, ao programa Isso é Bahia, da rádio A TARDE FM (103.9), sobre o lançamento de um edital autorizado pelo Governo do Estado para beneficiar a agricultura familiar. A iniciativa visa contratar instituições executoras de assistência técnica e extensão rural para a promoção do desenvolvimento rural sustentável e produção de alimentos saudáveis nas unidades produtivas familiares.

Segundo Ribeiro, a Bahia tem o maior número de agricultores familiares comparados aos outros estados do país. "São quase 600 mil famílias (593 mil). Colocando uma média de quatro membros por família, é uma população que ultrapassa 1 milhão e meio de habitantes e gera emprego, renda e alimento. Recentemente fizemos um estudo e ele apontou que boa parte dos produtos que chegam à mesa dos baianos vem da agricultura familiar", salientou.

Na avaliação do secretário, a ampliação da assistência ao setor é essencial para o seu desenvolvimento. "Precisamos ampliar um serviço tão importante porque ele é indutor, ou seja, induz as outras políticas públicas para que o homem e a mulher permaneçam no campo. E estamos falando de agricultores familiares, de assentados da reforma agrária, de povos e comunidades tradicionais. Desses 593 mil, estamos chegando agora a 130 mil famílias com esse serviço. E diferente de outros momentos, a assistência técnica está entrelaçada com o investimento", adicionou.

Uma das premissas da gestão, segundo Jeandro, é a descentralização das assistências técnicas aos agricultores familiares, com pessoas capacitadas que estejam nas próprias cidades. "Tem que ser com pessoas que conhecem a realidade do município. Eu não posso sair de Alagoinhas e prestar assistência técnica em Aporá. Tem que ser a turma de lá para fazer esse serviço. É por isso que em 2015 a secretaria buscou descentralizar a assistência técnica através das organizações sociais e das prefeituras utilizando a ferramenta dos consórcios. Quem conhece de fato aonde está o problema é quem passa por ele", enfatizou.

O secretário apontou ainda que os projetos para o setor levam em conta a divisão dos 26 territórios de identidade do estado. Ele explicou que todos os projetos, que são escritos pelas comunidades e organizações sociais, passam por um conselho territorial para que seja feita uma avaliação inicial. Antes disso, no entanto, elas contam com o auxílio da assistência técnica.

"Uma dessas etapas é o conselho municipal de desenvolvimento sustentável, onde é feita a primeira avaliação. Passando dessa primeira, vai para a segunda, que é o colegiado territorial, onde há um agrupamento de pessoas que estão na sociedade como um todo (sociedade civil organizada, poder público), até chegar à nossa análise técnica", ressaltou.

Como resultado das iniciativas, Ribeiro citou o estímulo à economia do próprio município em que os agricultores atuam. "O agricultor que planta o hectare de mandioca, que ao fazer sua farinha, ao vender ela no mercado municipal onde mora, ao receber o dinheiro, vai gastar no próprio município, estimulando a sua economia", exemplificou.

Assista à entrevista:

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

agricultura familiar Bahia rural secretário

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Secretário de Desenvolvimento Rural, Jeandro Ribeiro
Play

Jusmari elogia governo Jerônimo em evento de apoio ao agronegócio

Secretário de Desenvolvimento Rural, Jeandro Ribeiro
Play

Secretário comenta projeto de estímulo à agricultura familiar

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA