Aberta a temporada de recalls

Publicado quarta-feira, 13 de novembro de 2019 às 06:00 h | Atualizado em 12/11/2019, 19:05 | Autor: Lúcia Camargo Nunes | São Paulo
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A montadora registrou seis Onix Plus 2020 com falhas | Foto: Divulgação
A montadora registrou seis Onix Plus 2020 com falhas | Foto: Divulgação -

Problemas em unidades do recém-lançado Chevrolet Onix Plus 2020 ligaram o alerta da General Motors, que enviou engenheiros ao Maranhão, onde havia relatos de um veículo incendiado. Em menos de 10 dias após tomar conhecimento das falhas, a montadora encaminhou à Secretaria Nacional do Consumidor a documentação de abertura de processo de recall, para atualizar a calibração do módulo de controle do motor. 

O órgão ligado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública informou ao jornal A TARDE que a ação é necessária, “pois, em determinados casos, um defeito na calibração do módulo de controle do motor dos veículos pode fazer com que ocorra aumento de pressão e temperatura na câmara de combustão, causando danos no pistão. Esta condição pode levar à quebra do bloco do motor. Caso ocorra vazamento de óleo no compartimento do motor e contato com partes quentes, há possibilidade de incêndio, com risco de lesões físicas graves e até mesmo fatais aos ocupantes do veículo e terceiros”.

A Senacon diz que o atendimento aos consumidores terá início em 18 de novembro e abrangerá 16.737 veículos vendidos e 2.313 veículos em posse do fornecedor. Mas quem levar seu carro a alguma autorizada pode ter o reparo efetuado antes disso. Ao todo serão chamados os veículos com numeração de chassi entre LG100091 e LG139164, fabricados entre 29 de abril de 2019 e 6 de novembro de 2019. 

Reserva

Ao jornal A TARDE a GM enviou uma nota explicando o que estava ocorrendo: “A General Motors está prontamente convocando os proprietários do Onix Plus modelo 2020 para atualização do software de gerenciamento do motor. Em condições muito específicas e combinadas de pressão atmosférica, temperatura ambiente, umidade relativa do ar e composição do combustível, o software de gerenciamento do motor pode, eventualmente, apresentar falha, com risco de danos ao motor e potencial incêndio, como no caso ocorrido na região Nordeste. Esta condição é precedida de um alerta visual no painel de instrumentos – a luz indicadora de funcionamento incorreto, referente ao motor, acende”.

Em entrevistas ao jornal Folha de S.Paulo e à revista Quatro Rodas, o vice-presidente da General Motors, Marcos Munhoz, afirmou que a montadora registrou seis Onix Plus 2020 com falhas, devido ao defeito no software, todos no Nordeste. Desses, o executivo detalhou que três geraram quebras do motor e dois viraram incêndios. 

Antes desses casos, um outro Onix foi filmado em chamas na fábrica do Rio Grande do Sul. Ao A TARDE a GM informou que “o incidente anterior, ocorrido no pátio da fábrica de Gravataí, em setembro, foi um caso isolado provocado por um fator que não tinha relação com o projeto do veículo”.

Nas concessionárias

As vendas do novo sedã estão normalizadas. A reportagem de A TARDE Autos constatou que em quatro concessionárias Chevrolet de Salvador e duas de São Paulo havia pelo menos duas versões para pronta entrega, já reparadas. 

O atendimento ao recall varia conforme a autorizada e volume de carros que recebe. Nas lojas da Bahia, o conserto pode variar de dois a sete dias, e quem deixar seu Onix Plus para atualização do software recebe um carro reserva. Numa autorizada em São Paulo, foi informado que o reparo é feito em menos de 90 minutos, sem necessidade de veículo reserva. 

Para Vinicius Melo, CEO do Papa Recall, aplicativo que informa e alerta sobre campanhas de recall, a GM agiu rápido. “Inicialmente, a montadora suspendeu a entrega de novas unidades já vendidas. Paralelo a isso, foi em busca da solução do problema”, afirma Melo. Ele ainda comenta sobre o empréstimo de carro reserva para quem deixar seu Onix Plus na concessionária. “Isso poderia ser caracterizado como fora de compasso. Imagine, são 19 mil carros envolvidos. Como a montadora iria alugar essa quantidade? E tem mais, o tempo de reparo para esse recall é de apenas 90 minutos”.

Semana teve mais recalls

Só neste ano, segundo Vinicius Melo, houve 17 campanhas de recalls de veículos, envolvendo 23 modelos. Na semana passada, outras duas campanhas foram acionadas. Com menor repercussão, a Fiat Chrysler Automóveis Brasil (FCA) convocou donos dos veículos Fiat Toro, que também corre risco de incêndio. 

O recall envolve 2.912 modelos com motor diesel, 2019-2020 para, a partir de 11 de novembro de 2019, para verificação e, se necessário, instalação de uma capa de proteção no filtro de combustível.  De acordo com a montadora, foi identificada a possibilidade de, em caso de batida frontal do veículo, o filtro de combustível se danificar, permitindo o vazamento de combustível em regiões de temperaturas elevadas do motor e, em casos extremos, poderá ocorrer o risco de incêndio. Estão convocadas nesta campanha 2.912 unidades da Fiat Toro, com os chassis não sequenciais (últimos seis dígitos) C80844 a C92056. O tempo mínimo para o reparo é de aproximadamente uma hora. 

Audi Q5

A alemã Audi também convoca proprietários de 3.137 unidades de Q5 2.0 (2.697 unidades), Q5 Security 2.0 (309 exemplares) e SQ5 3.0 (131 unidades), fabricados entre abril de 2017 e outubro de 2019, para levarem seus carros às autorizadas para substituir componentes de fixação nos dois acabamentos do para-lama traseiro do veículo. A montadora detectou uma falha na fixação do acabamento da parte interna da peça, que, com o passar do tempo, não está descartada a possibilidade dos acabamentos se soltarem, podendo atingir outros veículos ou pedestres.

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