LANÇAMENTOS
Novo Corvette Stingray quebra paradigma
Por Wagner Gonzalez | Fotos: Divulgação
Poucos carros no mundo podem ostentar imagem e fama tão fortes. Da época romântica consagrada pelo filme Rota 66, ao uso do motor V8 em carreteiras e charutinhos das pistas brasileiras, o nome Chevrolet Corvette é sinônimo de rebeldia, esportividade e esportivo com motor dianteiro. Lançado em 1953 como opção barata a congêneres europeus, o carro mais longevo da indústria automobilística dos Estados Unidos chega a seu modelo 2020 quebrando um forte paradigma: o modelo fabricado em Bowiling Green, no Estado de Kentucky, agora sai de fábrica com o motor V8 6.2 instalado na parte traseira.
O preço da versão básica, nos Estados Unidos, é US$ 60 mil, pouco menos de R$ 240 mil. Muitos fãs incondicionais do Corvette torceram o nariz para tamanha ousadia, mas Mark Reuss, atual presidente da GM, foi taxativo ao explicar a mudança.
Destaques
Detalhes e desempenho
"O Corvette sempre representou o ápice da inovação da GM. A solução tradicional do motor dianteiro chegou ao seu limite de desempenho e necessitava um novo layout. Em termos de conforto e desempenho ainda se parece e se comporta como um Corvette, mas funciona melhor que qualquer modelo da história da marca. Nossos clientes vão ficar impressionados com o foco que dedicamos aos detalhes e desempenho".
O deslocamento do motor para a seção traseira do entre-eixos de 2.722 mm permitiu melhorar o desempenho do cupê em linha reta e em situação de pista, graças à nova distribuição de peso. O motorista e o passageiro agora sentam-se cerca de 42 cm mais à frente, bem próximos ao eixo dianteiro. A aceleração de 0 a 60 milhas por hora (praticamente de 0 a 100 km/h) é inferior a 3" na especificação Z51. Contribuem para isso as linhas limpas da carroceria com maçanetas das portas e travas dos capôs esculpidas de forma a diminuir o arrasto aerodinâmico. As entradas de ar para o motor e refrigeração dos freios foram concebidas levando-se em conta soluções derivadas de caças de alta performance.
Outra novidade que contribui para essa performance é o uso dos pneus Michelin Pilot Sport ALS 245/35ZR19 na dianteira e 305/30ZR20 na traseira. Os freios podem ter diâmetros 321/345 na dianteira e 339/350 mm na traseira, respectivamente nos pacotes standard e Z51, respectivamente. Tudo para melhor controlar os 495 hp (a 6.540 rpm) e 64,96 kgfm (@ 5.150 rpm) de torque que emanam do bloco de alumínio V8 A319-T7 ,quando equipado com o escapamento esportivo. Esse motor está equipado com cárter seco, tem duas válvulas por cilindro e comandos com variação de abertura de admissão e escapamento instalados nos cabeçotes.
Além do pacote típico de programas de assistência à condução, há seis modos de condução e o câmbio automático comandado por um seletor eletrônico através de borboletas junto ao volante sem relações bastante próximas da primeira à sexta velocidades, sendo que as duas seguintes focam na utilização em viagens e longas distâncias. O interior do novo Corvette tem uma ambientação que envolve seus ocupantes, que controlam o fluxo, e as saídas verticais do ar-condicionado minimizam a altura do painel, cujo volante com aquecimento do aro tem diâmetro reduzido e aciona uma caixa de direção com relação mais direta em relação ao modelo anterior, algo possível graças à nova arquitetura da carroceria.
O Corvette sempre representou o ápice da inovação da GM. A solução do motor dianteiro chegou ao seu limite e necessitava um novo layout. Em termos de conforto e desempenho, ainda se comporta como um Corvette, mas funciona melhor que qualquer modelo da história da marca
Há três modelos de banco: GT1 (que prioriza o conforto), GT2 (que tem aquecimento e ventilação) e Competition Sport (específico para quem prefere uma pilotagem mais próxima à de competição). Outros itens de customização incluem uma tela multimídia de 12 polegadas, carregamento de celular por indução (o que dispensa o uso de fios), reconhecimento de voz dinâmico e sistema de câmeras de TV que permite controlar até mesmo o uso do carro por terceiros, como manobristas. Como a GM não tem planos de vender o novo Corvette no Brasil, resta esperar que o tempo de reação dos importadores independentes seja compatível com o desempenho do novo Stingray.
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