AUTOS
Bahia é campeã de vendas de seminovos
Em 2023, setor teve o 3º melhor resultado da série histórica
Por Núbia Cristina
A Bahia conquistou o título de campeã de vendas de seminovos do Nordeste em 2023, com 472.923 unidades comercializadas entre janeiro e dezembro do ano passado, segundo a Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto). Em 2024, as perspectivas são animadoras, mas os lojistas estão esperando o Carnaval passar para engatar as vendas. Enquanto a capital baiana estiver em clima de festa, o negócio de seminovos segue com freio de mão puxado.
Segundo o relatório da Fenauto, as vendas de 2023 superaram as do ano anterior (2022), quando foram vendidos em território baiano 422.606 seminovos, uma alta de 11,9%. Atrás da Bahia, Pernambuco aparece com 420.135 unidades vendidas em 2023, seguido por Ceará (380.469), Rio Grande do Norte (173.953) e Paraíba (168.322), além de Maranhão (133.562), Alagoas (116.911), Sergipe (107.161) e Piauí (94.710).
O relatório da entidade aponta que em todo o país, mais de 14 milhões (14.448.434) de seminovos foram vendidos em 2023, representando uma alta de 8,7% em relação à performance do setor em 2022, quando foram comercializados mais de 13,2 milhões de unidades. Os números de 2023 são o terceiro melhor resultado na série histórica, segundo a Fenauto. A entidade aponta que 15 milhões foram vendidos em 2021 e outros 14,6 milhões em 2019.
“Este ano com certeza será melhor que o passado, porque existe a tendência da queda da taxa de juros. Expectativa para janeiro é boa, mas fevereiro nem tanto, é mês festivo, estamos felizes que o Carnaval vai começar mais”, pontua o presidente da Associação dos Revendedores de Veículos da Bahia (Assoveba), Ari Pinheiro Junior.
Na lista dos cinco carros seminovos mais vendidos em dezembro de 2023, aparecem Volkswagen Gol (7,96%), Fiat Palio (5,91%), Fiat Uno (4,88%), Chevrolet Onix (4,84%) e Toyota Corolla (4,18%). Entre as motos, as cinco que encabeçam a lista são da marca Honda: CG150 (25,80%), NXR150 (14,69%), Biz (11,82%), Pop 100 (11,78%) e CG125 (8%).
Proprietário da Dom Veículos, Júnior Barata tem duas lojas, uma em Salvador (Bonocô) outra em Lauro de Freitas, no Mercadão Auto Shopping. Ele comemora os resultados do ano passado e não vê a hora do Carnaval passar. “O ano de 2023 foi excelente para o mercado de seminovos e para mim este ano tende a ser melhor ainda. Eu acredito nisso, mesmo que ainda não tenha nenhuma estatística sobre previsão de vendas em 2024”, diz.
Neste início, ele prevê vendas mais tímidas em Salvador e Região, devido às festas pré-carnavalescas e ao reinado de momo. “Carnaval este ano começou com a Lavagem do Bonfim, depois vem a Lavagem de Itapuã, Iemanjá, Fuzuê, Furdunço, a folia propriamente dita, que só acaba depois da Quarta-Feira de Cinzas. Então esperamos vendas fracas em janeiro e fevereiro. Vamos trabalhar, para alcançar os melhores resultados possíveis”.
Dicas para boa compra
Em busca de alternativas e oportunidades, ele abriu uma loja Mercadão Auto Shopping e está satisfeito com a performance de vendas. “O potencial de Lauro de Freitas e Região é imenso, o mercado de lá vai crescer muito. Minha loja em Lauro tem pouco mais de 30 dias e hoje eu vendo mais lá que em Salvador”, conta.
Antes de comprar um carro seminovo é essencial tomar alguns cuidados, para evitar dor de cabeça e fazer um bom negócio. É importante saber que carro usado ou seminovo tem garantia quando é comprado em estabelecimento comercial, empresas legalizadas, com CNPJ. O Código de Defesa do Consumidor estabelece que ao comprar qualquer produto usado, o comprador tem direito a três meses de garantia. É o que diz o Artigo 26 da Lei nº 8.078 de 11 de Setembro de 1990.
Durante o prazo de 90 dias, se o consumidor verificar problemas com o carro pode procurar a loja para reclamação e o lojista tem o prazo de 30 dias para resolver. Caso não haja a solução dentro de 30 dias, o cliente pode trocar o veículo por outro similar, cancelar a compra e pedir reembolso ou abatimento proporcional do preço, caso queira outro veículo mais caro. Entretanto, todas essas garantias perdem o respaldo do Código de Defesa do Consumidor quando a compra é feita de um particular (pessoa física).
Em geral, a compra e venda de veículo usado entre particulares não é considerada uma relação de consumo, já que vendedor não exerce a comercialização de veículos com habitualidade e por isso não pode ser considerado um fornecedor, pelo Código de Defesa do Consumidor. Comprador e vendedor estão sujeitos ao Código Civil Brasileiro.
Júnior Barata alerta para os riscos quando a compra é feita diretamente para pessoa jurídica ou quando o consumidor anuncia diretamente o carro para vender em uma plataforma digital. “Primeiro em relação à segurança, a pessoa se expõe ao anunciar um carro pra vender. E quem compra também está exposto”, diz.
Ele sugere que as pessoas procurem lojas com credibilidade no mercado. “De preferência as associadas à Assoveba. A pessoa jurídica tem compromisso, além dos laudos cautelares aprovados, a gente entrega o carro revisado. Na minha loja, eu tenho garantia total do veículo de três meses, se acontecer qualquer coisa com o carro eu assumo”.
A vistoria cautelar faz um check-up completo do veículo, e da sua procedência. São avaliados: numeração de chassi; freios; motor; vidros; alinhamento; câmbio; amortecedores; pintura do carro - se é original ou não; se há adulteração no velocímetro; pneus; placa e autenticidade dos lacres. Esse procedimento investiga a atual situação do carro. Rastreia se há algum tipo de pendência ou dívida relacionadas ao veículo que possam causar problemas jurídicos ou financeiros ao futuro comprador.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes