AUTOS
Bahia terá Renave para carros usados em janeiro
Detrans de nove estados já aderem ao sistema que reduz custos para o lojista
Por Núbia Cristina
O Registro Nacional de Veículos em Estoque (Renave), específico para cadastrar o acervo das empresas que atuam na compra e venda de seminovos e usados, será implantado na Bahia em janeiro de 2025. O anúncio foi feito pelo diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), Rodrigo Pimentel, na segunda-feira,09, no 81° Encontro Nacional dos Detrans (END). O sistema já foi implementado em São Paulo, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Sergipe, Pernambuco e deve ser adotado em todos os estados.
“O sistema vai trazer mais segurança para o mercado automotivo de seminovos nas transações entre lojistas, concessionárias e consumidores. Hoje em dia, quando se faz uma comercialização de veículos, geralmente o proprietário entrega uma procuração na loja e espera que aquele revendedor venda o carro para um terceiro. Com o Renave esse veículo entra numa base de dados em nome da empresa, e já sai automaticamente da propriedade do vendedor”, explicou Pimentel.
A implementação do sistema na Bahia é uma demanda dos lojistas de seminovos do Estado. Eles argumentam que a plataforma melhora processos e custos para as revendas, além de aumentar a segurança e facilitar a vida dos consumidores. Para as revendas de veículos, os benefícios são maior agilidade e desburocratização do processo. Já os clientes têm a segurança de que não receberão multas e nem processos do veículo vendido.
“Quando compramos um carro hoje temos que transferir o veículo para nossa empresa. E com a plataforma Renave basta emitir a nota fiscal e deixar o documento para transferir na venda, direto para o comprador final. Então o Renave vai contribuir muito para facilitar o processo de compra e venda de veículos seminovos e usados”, esclarece o proprietário da Seller Veículos, Paulo Mascarenhas, diretor da Associação de Revendedores de Veículos do Estado da Bahia (Assoveba).
Cenário
“O Renave é uma ferramenta extraordinária que vai permitir a transferência de veículos entre lojas e das lojas para o consumidor de forma digital”, afirma o presidente da Assoveba, Ari Pinheiro. “A plataforma digital terá impacto positivo, não será preciso ir para o cartório, não precisa do despachante. Isso pula etapas e facilita a vida do consumidor e do lojista”, pontua.
Segundo o presidente da Assoveba, o sistema vai dar mais segurança às transações de compra e venda, além de reduzir custos e burocracia. “Para o consumidor também vai ficar muito mais viável, porque a gente vai conseguir transferir o carro para ele, no momento da venda, por meio do Renave. Então, para o mercado é uma notícia muito boa”, comemora Pinheiro.
“Acredito que o Renave venha a resolver esse entrave da compra e venda digital de veículos para pessoas jurídicas, com CNPJ”, opina Mário Silveira, proprietário da Mário Veículos. “O Renave irá permitir que os veículos sejam comercializados sem precisar de registro no Detran em nome da empresa, basta que esteja na plataforma. Isso vai reduzir o nosso custo, porque não vamos precisar transferir o veículo para a loja, como ocorre atualmente, que venha logo!”, destaca.
O sistema também facilita a vida do consumidor, que não precisa mais ir ao Detran para a emissão do documento, ir pessoalmente para reconhecimento de firma e, depois, voltar à concessionária ou revenda para finalizar a transferência.
Ontem, no 81° Encontro Nacional dos Detrans (END), a mesa-redonda com o tema: “Como avançar o Renave e estimular a formalização e o crédito no mercado de veículos semi-novos” reuniu especialistas e representantes das principais entidades ligadas ao tema, como a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), Fenauto (Federação dos Revendedores de Veículos Usados), Abla (Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis), Acrefi (Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento), Febraban (Federação Brasileira de Bancos) e Secretaria Nacional de Trânsito- SENATRAN.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes