TESTE
Bateria voadora: a aposta chinesa contra incêndios
O sistema, que funciona como um airbag, dispara o componente para longe, mas levanta questionamentos sobre a segurança de pedestres

Por Jair Mendonça Jr

A China apresentou um método inusitado para reduzir o perigo de incêndios em automóveis elétricos: lançar a bateria para fora do veículo quando houver superaquecimento.
A ideia funciona de forma semelhante ao airbag, que é ativado em milésimos de segundo para proteger o condutor. Nesse caso, sensores identificam o aumento anormal da temperatura e acionam a ejeção do componente.
Um vídeo publicado na rede social chinesa Weibo mostra um Chery iCar 03T com adesivo do Centro de Pesquisa e Tecnologia em Reparos de Colisões de Veículos. Nas imagens, o carro dispara a bateria em alta velocidade, arremessando-a a uma distância de três a seis metros do utilitário vermelho.
Vídeo
A Chery, presente no Brasil desde 2009 e responsável pela venda de modelos como os SUVs Tiggo, o sedã Arrizo e o compacto iCar, negou participação nos testes por meio da mesma plataforma.
O objetivo seria impedir que o fogo se alastre pelo carro ao retirar rapidamente a bateria superaquecida. No entanto, a solução levanta preocupações, já que um pedestre ou até outro veículo parado ao lado poderiam ser atingidos.
Normas de segurança em discussão
O Conselho Nacional de Comandantes-Gerais dos Corpos de Bombeiros Militares (CNCGBM) publicou recentemente diretrizes para padronizar a instalação de pontos de recarga no Brasil.
Entre as orientações estão:
- Desligamento manual em até 5 metros da entrada principal;
- Ponto de corte de energia entre os módulos de recarga e a rede elétrica por meio de disjuntor no quadro de distribuição;
- Distanciamento em relação a líquidos inflamáveis e GLP, conforme normas técnicas;
- Instalação de sistemas de detecção de incêndio em garagens, seguindo parâmetros específicos;
- Uso de sprinklers de resposta rápida, dimensionados como risco ordinário 2;
- Dispensa de exaustão mecânica quando a ventilação natural atingir pelo menos 50% do perímetro em duas fachadas;
- Resistência mínima de 120 minutos ao fogo para áreas de estacionamento.
As medidas buscam unificar protocolos de segurança diante da crescente popularização dos veículos elétricos no país.
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