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Carros elétricos: protocolo nacional de segurança está em debate

Especialistas trabalham na criação de uma diretriz nacional, além de protocolos padronizados em casos de incêndios em pontos de recarga

Por Núbia Cristina

30/10/2024 - 5:00 h
NBR 17.019 da ABNT: normas para pontos de recarga
NBR 17.019 da ABNT: normas para pontos de recarga -

O aumento significativo da frota de veículos elétricos no Brasil estimula o debate sobre a segurança e a prevenção de incêndios nos pontos de recarga. Especialistas defendem a criação de uma diretriz nacional que estabeleça normas rigorosas para a instalação de carregadores em residências, edifícios comerciais e outros locais, além de protocolos padronizados em casos de incêndios.

Entre as sugestões, destaca-se a criação de uma certificação para os pontos de recarga, que poderia ser elaborada em conjunto pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Atualmente, a norma NBR 17.019 da ABNT já estabelece diretrizes para a instalação de pontos de recarga de veículos elétricos. Entretanto, em estados como São Paulo, as iniciativas para aprimorar a segurança estão mais avançadas.

O Corpo de Bombeiros daquele estado criou um conjunto de normas para instalação de pontos de recarga de carros elétricos. A preocupação da entidade é que pontos de carregamento sejam instalados em imóveis sem infraestrutura adequada, o que pode provocar sobrecarga, curto-circuito e riscos maiores. O tema foi debatido durante o Salão de Mobilidade Verde e Cidades Inteligentes, em São Paulo, na quinta-feira passada, 24, na programação da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

Na Bahia, o professor e coordenador de Engenharia Mecânica e Automotiva do Senai-Cimatec, Júlio Câmara, considera positivo todo esse debate. “Essas discussões ocorrem não apenas no Brasil, mas em todos os países onde há crescimento da frota de carros elétricos. É uma tecnologia ainda muito nova e esse debate ocorre no momento certo”, comenta. “Mas quero acrescentar que o risco de incêndio em um carro elétrico é muito menor, se comparado a um veículo à combustão. Isso porque a mecânica do elétrico é mais simples e existe uma menor quantidade de peças e componentes, o que reduz esse risco”, completa.

Norma da ABNT

Outro detalhe é que as baterias contam com uma proteção para retardar a “fuga térmica”, quando há um superaquecimento que pode vir a sair de controle e causar um incêndio. Para o professor do Senai-Cimatec, entretanto, o Brasil deveria avançar para a criação de uma diretriz nacional, com normas de segurança e prevenção de incêndios, nos pontos de recarga de carros. “A norma da ABNT que está em vigor cria parâmetros para instalação, mas é preciso criar procedimentos padrão que definam como prevenir e o que fazer em casos de incêndio, por exemplo”, pontua Câmara.

Norma nacional

Para ele, é preciso discutir protocolos a serem adotados no combate a incêndios provocados por carros elétricos, mas defende que haja uma norma nacional, evitando que cada estado crie seu protocolo de segurança nesses casos. “A criação de protocolos claros é uma necessidade, já que a mecânica dos carros elétricos é diferente da dos veículos à combustão, exigindo um conhecimento específico para o combate a incêndios”, pontua o professor.

Em abril, o Corpo de Bombeiros paulista publicou no Diário Oficial do Estado uma minuta com imposições que devem ser adotadas em prédios e estabelecimentos que contam com os carregadores.

Entre as medidas sugeridas para reduzir os riscos de incêndio nas estações de recarga estão: afastamento de segurança mínimo de 5 metros em relação às demais vagas no estacionamento; vagas separadas entre si (instalando uma parede corta-fogo); instalação de chuveiros elétricos automáticos em todo o pavimento onde houver estação de recarga. O detalhe é que essas medidas, se adotadas, podem encarecer muito a instalação de pontos de recarga.

ABVE

“Apoiamos a criação de uma norma nacional sobre segurança e prevenção de incêndios, enfim, toda a questão de prevenção e combate a incêndios de veículos eletrificados e de veículos de forma geral. Abve está trabalhando junto ao Corpo de Bombeiros, não apenas de São Paulo, mas de outros estados também. Embora São esteja liderando esse trabalho”, afirmou o presidente da associação, Ricardo Bastos.

“Participamos das discussões, oferecendo apoio técnico, informações, suporte logístico. Os bombeiros já visitaram a China, a Europa, a Alemanha, já tiveram reunião com bombeiros da Noruega e agora estão indo para os Estados Unidos”, conta o presidente da Abve.

“Enfim, a Abve está apoiando completamente esse trabalho, que é fundamental para que a gente ofereça mais segurança não apenas na utilização de veículos eletrificados, mas de veículos de forma geral. O objetivo final que os bombeiros nos colocaram é aumentar a segurança nos estacionamentos, nos prédios, enfim, nos pontos de recarga de veículos. Mas nós entendemos que é muito mais eficaz e útil para a sociedade que haja uma norma nacional”, completa.

Para o professor e coordenador de Engenharia Mecânica e Automotiva do Senai-Cimatec, Júlio Câmara, é preciso ter cuidado ao criar pontos de recargas em imóveis antigos. “Antes de instalar uma estação de carregamento, seja em um edifício ou casa, é preciso avaliar tecnicamente se a rede comporta a instalação. Se for em condomínio, por exemplo, e muitos condôminos tiverem essa demanda, o síndico tem de avaliar a limitação da rede. Não é algo que se deva fazer individualmente, sem avaliação da infraestrutura. Porque a sobrecarga pode gerar riscos”, diz.

A Prefeitura de Salvador sancionou uma lei este ano que obriga novos prédios construídos na cidade a contar com previsão de terminais de recarga para carros elétricos.

Outro detalhe mencionado por Câmara é o cuidado que se deve ter quando o ponto de carregamento for instalado em locais sem ventilação. Por isso, para prevenir acidentes, o especialista defende uma diretriz nacional e até mesmo a certificação.

A frota

No acumulado de janeiro a setembro de 2024, foram emplacados 122.548 veículos leves eletrificados, o que representa uma evolução de 113%, na comparação com o mesmo período de 2023 (57.510 veículos). Segundo Tupi Mobilidade, a infraestrutura de recarga elétrica pública no Brasil superou a marca simbólica de 10 mil eletropostos em agosto deste ano.

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Tags:

carros elétricos protocolo nacional de segurança

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