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Carros mais acessíveis puxam vendas de seminovos na Bahia

Mesmo com preferência por modelos mais novos e SUVs, orçamento define escolhas; 2026 tende a ser mais favorável ao setor de usados

Núbia Cristina

Por Núbia Cristina

24/12/2025 - 6:52 h
Imagem ilustrativa da imagem Carros mais acessíveis puxam vendas de seminovos na Bahia
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O mercado de veículos seminovos na Bahia encerra 2025 com resultado positivo, embora marcado por desafios, especialmente por causa do patamar elevado da taxa de juros ao longo do ano. A avaliação é de Ari Pinheiro Junior, presidente da Assoveba e sócio da Pinheiro Veículos, que destaca a necessidade de adaptação das empresas do setor para atravessar um cenário econômico mais restritivo.

“2025 foi um ano desafiador, foi onde a taxa de juros estava mais alta e a gente conseguiu sobreviver esse ano trabalhando mais, se dedicando mais, fazendo algo diferente. Mas a gente está fechando o ano pelo menos positivo”, afirmou.

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Segundo Ari, o comportamento do consumidor ao longo de 2025 foi fortemente influenciado pelo orçamento disponível. Os modelos mais vendidos foram os carros mais baratos e acessíveis, não necessariamente por preferência, mas por custo-benefício.

“Os carros mais baratos vendem mais. Não que seja a preferência, mas pelo custo-benefício acabam sendo os mais vendidos. O consumidor quer comprar um carro mais novo, mas muitas vezes não cabe no orçamento e acaba tendo que comprar carros mais maduros, mais velhos”, explicou.

Mais vendidos

Entre os modelos com maior volume de vendas no mercado baiano, Ari cita Volkswagen Gol, Fiat Palio, Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e Fiat Uno. Ele pondera, no entanto, que parte desses modelos saiu de linha ou enfrenta redução de oferta no mercado de novos, o que influencia diretamente o desempenho no segmento de seminovos.

“O Gol saiu de linha, o Uno saiu de linha, o Onix está passando por problemas e isso diminuiu um pouco a oferta do modelo novo, mas ainda assim está vendendo bem”, observou.

Outro fator relevante em 2025 foi a correção gradual dos preços, após o forte aumento registrado durante a pandemia. De acordo com Ari, o mercado entrou em um processo de autorregulação, com recuo mês a mês dos valores de tabela.

Apesar das dificuldades ao longo do ano, o encerramento de 2025 trouxe sinais positivos para o setor, especialmente com a realização de eventos comerciais. Ari destaca o desempenho do último grande feirão do ano.

“No último feirão, participaram 37 lojas e nós chegamos ao objetivo de 250 carros vendidos. Foi um sucesso mais uma vez, finalizando o ano com chave de ouro”, afirmou.

Freio

Na avaliação de Fábio Notari, sócio proprietário da Perfil Veículos, o desempenho do mercado em 2025 foi superior ao de 2024, ainda que o fim do ano tenha ficado aquém do esperado.

“O mercado em 2025 melhorou em relação a 2024. Aumentamos nossas vendas em 10%. Porém, esse final de ano, especialmente novembro e dezembro, está decepcionando um pouco”, disse.

Para Notari, a melhora ao longo do ano esteve associada à percepção de maior estabilidade econômica, que deixou o consumidor mais confiante para realizar a compra. Ele também observa que, embora os hatchbacks liderem em volume por serem mais acessíveis, a preferência do público muda conforme a faixa de preço.

“Os hatch vendem mais porque são mais acessíveis. Mas, se o cliente puder escolher, as SUVs são a preferência disparada. Hoje, acima de R$ 80 mil, as SUVs são as mais vendidas”, afirmou.

Outro ponto destacado por Notari é a maior procura por seminovos, em detrimento dos usados mais antigos, como forma de reduzir riscos de manutenção.

Para 2026, a expectativa do setor é claramente otimista. Ari Pinheiro Junior aponta que a combinação de queda gradual da taxa Selic, ano eleitoral e Copa do Mundo tende a criar um ambiente mais favorável ao consumo.

“A expectativa é que em 2026 a taxa de juros vá baixando ao longo do tempo. Com a Selic caindo, a venda de seminovos é bastante impulsionada. É um ano eleitoral, que movimenta o dinheiro, e também um ano de Copa do Mundo. Deve ser um ano mais tranquilo do que 2025, que foi mais desafiador”, avaliou.

Fábio Notari compartilha da mesma visão e aposta em um cenário de maior confiança do consumidor.

“Apesar das incertezas do ano eleitoral, normalmente são anos em que o dinheiro circula mais e o consumidor fica mais confiante para comprar”, disse.

Na hora da compra, Ari reforça o que chama de “bola de prata” para o consumidor: escolher lojas associadas à entidade. Notari complementa com orientações práticas para evitar problemas na compra de um seminovo.

“É fundamental procurar uma loja de referência, conhecer a história do carro e fazer uma vistoria cautelar em uma empresa isenta, de preferência com alcance nacional”, orientou.

Expectativa

Para 2026, a expectativa do setor é claramente otimista. Ari Pinheiro Junior aponta que a combinação de queda gradual da taxa Selic, ano eleitoral e Copa do Mundo tende a criar um ambiente mais favorável ao consumo.

“A expectativa é que em 2026 a taxa de juros vá baixando ao longo do tempo. Com a Selic caindo, a venda de seminovos é bastante impulsionada. É um ano eleitoral, que movimenta o dinheiro, e também um ano de Copa do Mundo. Deve ser um ano mais tranquilo do que 2025, que foi mais desafiador”, avaliou.

Fábio Notari compartilha da mesma visão e aposta em um cenário de maior confiança do consumidor.

“Apesar das incertezas do ano eleitoral, normalmente são anos em que o dinheiro circula mais e o consumidor fica mais confiante para comprar”, disse.

Na hora da compra, Ari reforça o que chama de “bola de prata” para o consumidor: escolher lojas associadas à entidade. Notari complementa com orientações práticas para evitar problemas na compra de um seminovo.

“É fundamental procurar uma loja de referência, conhecer a história do carro e fazer uma vistoria cautelar em uma empresa isenta, de preferência com alcance nacional”, orientou.

Usados mais vendidos na Bahia/ Preço médio

Gol: R$ 40 mil (2014)

Palio: R$ 35 mil (2012)

Onix: R$ 55 mil (2019)

HB20: R$ 60 mil (2021)

Uno: R$ 40 mil (2018)

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