Creta 2022: tecnologia e visual arrojado

Publicado quarta-feira, 24 de novembro de 2021 às 06:04 h | Atualizado em 23/11/2021, 23:45 | Autor: Núbia Cristina
OUVIR
Na dianteira: nova grade hexagonal com detalhes | Fotos: Shirley Stolze | Ag. A TARDE
Na dianteira: nova grade hexagonal com detalhes | Fotos: Shirley Stolze | Ag. A TARDE -

Não é novidade o apreço do consumidor brasileiro por utilitários esportivos. Os SUVs estão por aí, rodando a trabalho ou a passeio, cada vez mais belos e tecnológicos. A indústria turbina esse segmento e os números não param de crescer, a concorrência também.

No ranking da Fenabrave com os 10 carros mais vendidos em outubro deste ano, quatro são utilitários esportivos médios e compactos: Jeep Renegade, com 6.723 unidades vendidas, Jeep Compass, 6.097; VW T-Cross, 6.008, e Hyundai Creta, 5.492.

Para criar diferenciais em relação aos concorrentes, a Hyundai equipou a segunda geração do Creta com um generoso pacote de tecnologia e segurança, além de investir em mudanças drásticas no visual. A Tarde Autos avaliou o novo Hyundai Creta 2021-2022, a versão topo de linha: Ultimate.

O novo Creta está disponível em quatro versões (Comfort, Limited, Platinum e Ultimate). As três primeiras vêm equipadas com motor 1.0 turbo GDI de injeção direta e 120 cv, o mesmo do HB20. A Ultimate mantém o motor 2.0 aspirado do Creta antigo, mas retrabalhado. Os preços partem de R$ 112,990 e podem chegar a R$ 157,490.

Acabamento nos tons marrom e bege agradam

Ultimate

O motor da versão Ultimate responde rápido e de maneira eficiente nas acelerações e retomadas. O carro é bom de dirigir e entrega muita estabilidade, mesmo em pista molhada, em dias de chuva. Dá conta do recado no uso do dia a dia, manda bem em ladeiras, buracos e situações comuns do trânsito de Salvador. Quanto ao consumo, a montadora divulga média urbana de 10.9 km/l e rodoviária de 12,4 km/l quando com gasolina e 7,7 km/l e 8,7 km/l com etanol.

A quantidade de itens de segurança é um dos pontos fortes desta versão. Há assistente de permanência e centralização em faixa; sistema de frenagem autônomo para carros, pedestres, ciclistas e convergências à esquerda; câmera para monitoramento de ponto cego; detector de fadiga; freio de estacionamento eletrônico com auto hold; monitoramento de pressão dos pneus; seis airbags etc.

Todo esse aparato gera tranquilidade ao dirigir, porque o motorista sabe que em condições adversas os sistemas autônomos de segurança vão funcionar. A smart câmera 360º permite uma visão panorâmica. O novo sistema de alerta de presença no banco traseiro evita que pais desatentos esqueçam seus filhos pequenos ou os pets trancados no carro.

Na parte traseira, as lanternas são fragmentadas

Conectado

A conectividade é outro ponto forte do Novo Creta Ultimate. O sistema Hyundai Bluelink permite uma série de comandos à distância, pelo smartphone: acionamento e ajuste de temperatura do ar-condicionado automático digital; da ventilação do banco do motorista; acesso ao sistema da Smart Câmera 360º; informações de Tráfego em Tempo Real; buscas em Tempo Real de Localidades; comandos de voz etc.

O motorista pode escolher entre usar o sistema de navegação do próprio carro ou usar app do smartphone. A central multimídia tem GPS nativo e conexão com Android Auto e Apple CarPlay,

O acesso remoto à câmera 360º é um ponto a mais na segurança, já que é possível ter a visão do entorno onde o carro está estacionado na rua, permitindo embarque em segurança, podendo até prevenir assaltos. A assistência 24 horas Bluelink oferece os serviços de rastreamento e imobilização veicular, o sistema será oferecido com nove meses de gratuidade.

Design

O design da nova geração do Creta mudou muito em relação à anterior. O visual do carro foi criticado na época do lançamento, mas, polêmicas à parte, a estética da versão Ultimate agrada e chama atenção: por onde passou, atraiu olhares.

Na dianteira, há nova grade hexagonal com detalhes cromados, e o capô tem linhas que dão a sensação de carro mais musculoso. Os faróis, de LED na versão topo de linha, são divididos. Todas as versões têm luzes diurnas de LED. Por dentro, o acabamento nos tons marrom e bege agradam. A central multimídia com uma grande tela horizontal de 10,25? domina o painel.

O Creta 2022 versão Ultimate 2.0 teve um pequeno crescimento. O comprimento passou para 4,3 m (1 cm a mais), enquanto a largura agora é de 1,79 m (também 1 cm adicional). A distância entre-eixos cresceu 2 cm, para 2,61 m. Mas a altura não mudou (1,63 m).

Motorização

Motor SmartStream 2.0, de até 167cv (etanol) ou 157 cv (gasolina) a 6.200 rpm 

Torque 20,6 kgf.m (etanol) e 19,2 kgf.m (gasolina) a 4.700 rpm

Publicações relacionadas