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DS voltará ao Brasil? A Tarde Autos responde
Por Guilherme Magna e Marco Antônio Jr | A TARDE SP

Em janeiro de 2017, os fãs da marca francesa DS, linha de carros de luxo da Citroën, que pertence ao Grupo PSA, se despediram dos modelos no Brasil. O DS 3 e o DS 5 ficaram apenas no site oficial da montadora, mas sem informações de como adquirir o veículo. A página mostra apenas detalhes técnicos do carro e e os diferenciais que acabamento e tecnologia que caracterizam a linha.
"Aqui no Brasil, a DS trabalha em um novo modelo comercial, mais voltado para a exclusividade e experiência do client, dentro de um universo premium. Isso significa não oferecer somente produtos diferenciados, que se destacam pelo estilo marcante, materiais nobres, requinte nos mínimos detalhes e tecnologias avançadas. Mas oferecer uma experiência de marca inédita, exclusiva, sofisticada e de vanguarda. Uma experiência verdadeiramente premium", diz a nota divulgada pelo Grupo PSA.

Com nuances de melhora na economia do país, muitas especulações confirmam a volta do DS para O Brasil. Mas segundo a PSA, esse não é o momento. Em 2017, sites e veículos especializados afirmaram que o DS7 Crossback seria um dos modelos lançados aqui, o que não se concretizou. Em eventos de lançamento, quando questionados, executivos da marca sempre disseram que estudam um novo modelo para comercializar a linha DS, mas não cravaram a volta da divisão de carros de luxo.

"A marca DS permanecerá no país, mas utilizando um novo business model. Desde 2015, DS e Citroën possuem redes separadas em todo o mundo e estrutura própria para cada brand. Enquanto a nova DS é desenvolvida, a marca fica um pequeno espaço de tempo sem abastecer o mercado com o objetivo de fortalecer a DS no Brasil", finaliza a nota.
Portanto, no momento as especulações de retorno da linha DS são falsas. A montadora prepara um novo plano de negócios para o Brasil, mas não tem datas definidas.
A DS Automobiles foi inicialmente criada em 2009 para ser uma divisão de luxo da Citroen, mas em 2014 ganhou visibilidade mundial e autonomia se tornando a quinta marca do Grupo PSA. A montadora segue com produção mundial e totalmente voltada para o mercado premium.
Linhagem de luxo
A história da divisão DS remonta o maior sucesso de vendas da marca, o sedan homônimo lançado em 1950. Com desenho de vanguarda, linhas aerodinâmicas e detalhes considerados modernos até hoje, o DS era um sedã inovador em todos os aspectos diante de seus concorrentes. Tinha suspensão hidropneumática que ajustava a altura do carro em relação ao solo de forma automática. Além disso, tinha suspensão independente que permitia que o carro rodasse com três rodas caso um dos pneus furasse. Além disso incorporava freios a disco e transmissão semi-automática e fortalecia a tendência dos carros de tração dianteira, lançada pela própria marca no modelo Traction Avant em 1934. Fez sucesso nas pistas, com os consumidores e teve mais de 1,5 milhão de unidades fabricadas em 20 anos.
O DS sempre alcançou um consumidor exigente e alinhado com a tecnologia automotiva. Também abriu caminhos para outros modelos considerados modernos para o seu tempo como o Citroën CX, considerado sucessor do DS e o Citroën XM que tinham o mesmo sistema hidropneumático e foi comercializado com algum sucesso em países como o Brasil. Assim, em 2009, a DS foi lançada como divisão de luxo e variantes dos modelos da Citroën mas com mais itens de série e desenho diferenciado. No China a divisão de luxo alcançou a maturidade com lojas próprias totalmente independentes da linha Citroën. No Brasil, a linha DS foi comercializada entre 2016 e 2017.
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