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Os carros mais econômicos em 2023 e os ’beberrões’

Renault Kwid, Peugeot 208 1.0 e Chevrolet Onix são apontados como mais econômicos em 2023

Publicado quarta-feira, 15 de março de 2023 às 08:00 h | Autor: Núbia Cristina
Ford Bronco, Jeep Compass e Fiat Toro flex (foto) são apontados por especialistas baianos como os modelos com maior consumo de combustíveis
Ford Bronco, Jeep Compass e Fiat Toro flex (foto) são apontados por especialistas baianos como os modelos com maior consumo de combustíveis -

Não é novidade que avaliar o consumo de combustível é fundamental antes de comprar um carro. Para começar a pesquisa, vale a pena dar uma olhada na tabela 2023 do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), coordenado pelo Inmetro, que traz informações atualizadas sobre eficiência energética, consumo, autonomia e emissão de gases de todos os carros de passeio, picapes e utilitários à venda no Brasil. 

Os modelos Renault Kwid Zen/Intense, Peugeot 208 Like MT, Chevrolet Onix Plus 1.0 MT LT, VW Polo TSI MT aparecem no topo da lista de eficiência energética e consumo.

A Tarde Autos ouviu quem entende de carros e atua no mercado local para saber se os especialistas concordam com a lista do Inmetro 2023. 

O empresário Mário Silveira, da Mário Veículos, concorda, mas com ressalvas. “Esses são os possíveis mais econômicos em consumo, mas talvez nem todos sejam boas escolhas em relação à robustez e custo de manutenção”, diz. “O Kwid é um carrinho frágil, não muito recomendado até para de dirigir em autoestradas. Eu vejo o Fiat Argos, Chevrolet Onix e o Fiat Mobi em melhor posição, com melhor custo-benefício. Esses são difíceis de quebrar”, conclui.

Cidade e estrada

Na tabela do Inmetro, o Renault Kwid Zen/Intense flex tem consumo urbano com etanol de 10,8 km/l; consumo rodoviário com etanol de 15,3 km/l; consumo urbano com gasolina de 11 km/l; consumo rodoviário com gasolina de 15,7 km/l e consumo energético de 1.36 MJ/km.

Pela avaliação do Inmetro, o Peugeot 208 Like MT tem consumo urbano com etanol de 10,4 km/l; consumo rodoviário com etanol de 14,7 km/l; consumo urbano com gasolina de 11,3 km/l; consumo rodoviário com gasolina de 16,3 km/l e consumo energético de 1.37 MJ/km. 

Já o Onix Plus 1.0 MT LT tem consumo urbano com etanol de 9,5 km/l; consumo rodoviário com etanol de 13,6 km/l; consumo urbano com gasolina de 13,6 km/l; consumo rodoviário com gasolina de 17,5 km/l e consumo energético de 1.40 MJ/km.

“Vale destacar que esses carros são modelos a combustão e que essa listagem do Inmetro mede megajoules (Mj) por quilômetro. Evitando a dúvida que pode ocorrer quando um modelo é mais econômico na estrada, mas consome mais na cidade. Então o Inmetro soma, faz uma média entre consumo rodoviário e urbano e vai dar esse cálculo de Mj por km. O exemplo é o Renault Kwid, o 1º colocado da lista. Ele soma 1.36 MJ/km, depois temos o Peugeot 208 Like MT, com 1.37 MJ/km e o Onix Plus 1.0 MT LT com 1.40 MJ/km”, explica o empresário e especialista do mercado automotivo, Anderson Magalhães, da empresa 8 Carshop.

Ele lembra ainda que graças à integração ao Grupo Stellantis, a Peugeot ganhou em eficiência energética. “O Peugeot 208, na versão 1.0, aparece no 2º lugar do ranking. Usa um motor Fiat, que tem no seu DNA construir motores muito econômicos. A Peugeot entrou para essa família e agora o modelo está melhor posicionado, fruto de um projeto mais moderno e melhor desenvolvido”, pontua Magalhães.

Nem todos os especialistas concordam com a lista 2023 do Inmetro. “Na minha opinião, o Onix Plus com motor turbo e o Polo turbo são mais econômicos. Onix, Virtus, Polo, HB20 e Creta com motores turbo são mais econômicos do que esses aí listados pelo Inmetro”, opina o presidente da Assoveba, Ari Pinheiro. “Depois desses é que viriam, na lista dos mais econômicos, os carros três cilindros, aspirados, Mobi, Kwid, HB2O manual Onix três cilindros manual”, conclui Ari.

“No meu entendimento, os básicos mais econômicos são o Renault Kwid e o Fiat Mobi”, comenta o empresário Fabrício Bahia, da Salvador Automóveis. “Além desses, destaco Onix turbo. Carros 1.0 turbo têm tecnologia avançada em relação aos carros 1.0 aspirado”.

Beberrões

“O Peugeot 208 com motor 1.0, três cilindros, muito eficiente, é o segundo da lista em relação à eficiência energética. Já na versão 1.6 com 16 válvulas traz um motor antigo, francês, lançado no Brasil em 2001, que faz com que ele seja um dos carros mais beberrões, de maior consumo em nosso mercado. Outro carro é o Logan 1.6, e os dois carros usam motores antigos”, alerta Anderson Magalhães. 

Magalhães segue acrescentando nomes na sua lista dos maiores beberrões. “Jeep Renegade 4x4, que apesar de usar um motor mais moderno. 1.3 turbo, menor em relação ao antigo motor 1.8, devido ao conjunto da tração 4x4 acaba tendo um consumo mais elevado e não tem o resultado esperado. Ford Bronco, que usa um motor maior 2.0 turbo, com bastante potência, mas é um carro que já faz 8,6 km/l na cidade e na estrada não passa dos 10,3 km/l.

Mário Silveira concorda que os carros de maior consumo, os gastões, são veículos equipados com motorização antiga. “Os não turbinados e os de maior motor, bebem muito”, comenta. Na sua lista estão Hyundai Tucson, Creta 2.0, Fiat Toro flex, Hilux SW4 flex.

Já o empresário Fabrício Bahia coloca na lista dos carros com maior consumo de combustível Jeep Compass, Jeep Renegade e Fiat Toro, ambos flex.

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