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Pneu é a base de tudo

Por Guilherme Magna | A TARDE SP

Poucos motoristas sabem que um dos grandes fatores pela alta média de consumo de combustível, não está nem na vela entupida do motor, ou no mau funcionamento dos bicos injetores e, sim na calibragem dos pneus. Um pneu murcho, pode abaixar de 1km/l a 2km/l no consumo do veículo. Olhando além deste fator, pneu descalibrado pode sobrecarregar a suspensão, elevar o trabalho das bandejas e buchas presas ao sistema que sustenta a roda, e até os amortecedores, o que abrevia e muito a vida útil de um pneu, estimada em até 80 mil quilômetros mas que em ruas e avenidas tão ruins como as brasileiras não chega a durar metade disso.
Os pneus dos carros foram desenvolvidos para rodarem com uma distância específica do solo, que é definida pela calibragem de cada modelo de acordo com a carga. Essas informações estão disponíveis no manual do proprietário. Caso não esteja da maneira correta, vão aumentar a força de arrasto, ou seja, a consequência imediata é o motor fazer mais força e o veículo gastar mais combustível. Isso torna a calibragem fundamental no cuidado com o carro.
O que fazer?
Os pneus devem ser calibrados, no máximo, a cada 15 dias. É simples, pode ser feito em qualquer posto de serviço e não leva mais do que cinco minutos sendo que o motorista pode fazer ajustando o calibrador com as libras de pressão recomendas no manual. Caso o motorista tenha disponibilidade, uma vez por semana, também vale a pena. O carro tem diferentes calibragens para os pneus dianteiros e traseiros, se está cheio ou vazio, dados também bem claros no manual. A atenção a esses itens fará toda a diferença na média do consumo.
A calibragem deve ser feita sempre com pneus frios, ou seja, logo após sair da garagem. Quando estão muito quentes podem mascarar a real pressão interna por estarem dilatados.
De olho nos pneus
Além de observar atentamente a calibragem, é importante que o motorista fique atento com o estado dos pneus. Se estiverem tortos, por falta de cambagem, ou muito gastos, também podem influenciar no consumo de combustível, além de ser um risco para dirigir. O recomendado é checar a situação a cada 10 mil quilômetros e fazer balanceamento e alinhamento.
Outro fator que influencia no consumo é usar pneus que fogem às especificações do original, mais largos ou com tamanho do aro diferente. Alguns veículos permitem essa mudança, mas antes de qualquer alteração nas rodas é preciso consultar um especialista. Qualquer mudança na aerodinâmica do carro terá efeito direto no consumo de combustível.
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