SALÃO DO AUTOMÓVEL 2025
Renault anuncia pré-venda do Boreal 2026, seu novo carro-chefe
Brasil será o primeiro país a receber o modelo

Por Daniel Genonadio e Jair Mendonça Jr.

Na apresentação durante o Salão do Automóvel 2025, em São Paulo, a Renault segue concentrando seus esforços para tornar o Renault Boreal o novo carro queridinho do Brasil. A grande novidade é a pré-venda do SUV iniciando a partir desta quinta-feira, 20. O Brasil é o primeiro país a receber o modelo.
O Boreal é um SUV do segmento C que une design imponente, tecnologia de ponta e segurança avançada.
Dimensões
- Comprimento: 4,56 metros (é um dos maiores da categoria, superando o Jeep Compass).
- Entre-eixos: 2,70 metros, o que promete um excelente espaço interno e conforto para os passageiros do banco traseiro.
- Porta-Malas: 522 litros, um dos maiores volumes do segmento.
- Altura do Solo: 213 mm, o que confere bom desempenho para enfrentar terrenos irregulares.
Motor e eficiência
- Motor 1.3 TCe turbo flex (desenvolvido em parceria com a Mercedes-Benz).
- Potência: até 163 cv (com etanol).
- Torque: 270 Nm (27,5 kgfm).
- Transmissão: câmbio automático EDC de dupla embreagem úmida com seis marchas.
- Eficiência: apresenta excelente consumo para a categoria, recebendo nota "A" do Inmetro (por exemplo, 13,6 km/l na estrada com gasolina).
- Versões futuras: há expectativas de que uma versão híbrida leve (MHEV) 4x4 possa ser lançada em 2026.
Tecnologia
- Multimídia: sistema OpenR Link com Google Automotive Services nativos, que inclui o Google Maps, Google Assistant e Google Play integrados, permitindo o uso de mais de 100 aplicativos diretamente na central.
- ADAS (Assistentes de Condução): O modelo conta com um pacote completo de assistentes, como Controle de Velocidade Adaptativo (ACC), frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa e alerta de colisão frontal.
- Acabamento: interior é elogiado pelo uso de materiais mais refinados e soft touch (materiais macios ao toque), elevando o padrão de qualidade da marca no Brasil.
- Outros itens: freio de estacionamento eletromecânico, Auto Hold, e bancos com ajustes elétricos e função de memória (na versão topo de linha Iconic).
Picape é destaque para 2026

A Renault fez uma série de anúncios nesta quarta-feira, 19, durante o Salão do Automóvel, que acontece no Distrito Anhembi.Uma das novidades foi a confirmação do lançamento da picape Niagara para 2026 no Brasil.
A Renault Niagara 2026 será híbrida, com opções de motorização híbrida leve (MHEV) ou híbrida paralela (HEV)

Tecnologia e motor
- Híbrido Leve (MHEV): versão mais esperada combina o motor 1.3 Turbo Flex de aproximadamente 170 cv com um sistema híbrido leve.
- Híbrido E-Tech 4x4: uma versão de topo pode contar com um sistema híbrido mais avançado, com tração integral que utiliza motores elétricos no eixo traseiro (e-AWD).
- Desempenho: plataforma RGMP promete melhorar significativamente o comportamento dinâmico e os aspectos de segurança em relação à antiga base da Oroch.
Design e tamanho
- Dimensões: com cerca de 4,90 a 5,00 metros de comprimento e um entre-eixos próximo a 3,00 metros, a picape será maior que a Oroch. Esse porte generoso promete oferecer a cabine mais espaçosa da categoria.
- Acabamento: picape deve mirar em um público que busca um padrão superior de luxo e conforto, com melhor acabamento e maior variedade de materiais no interior.
- O lançamento da Niagara faz parte da recente parceria estratégica da Renault com a Geely no Brasil. A nova sociedade tem como foco investimentos para a produção de veículos, incluindo modelos híbridos. O investimento esperado na parceria é de R$ 5.8 bilhões.
O Salão do Automóvel acontece em São Paulo após 7 anos de interrupção. O evento terá anúncios de diversas marcas que atuam no mercado brasileiro
*repórter viajou a São Paulo a convite da Anfavea
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



