Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > AUTOS
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

AUTOS

Sabe aquele barulho no seu carro?

Por Giuliana Mancini

03/06/2013 - 14:06 h | Atualizada em 03/06/2013 - 15:14
Oficina mecânica
Oficina mecânica -

Não estranhe se, um dia, seu carro começar a fazer barulhos estranhos como os listados acima. Certos defeitos emitem sons dos mais variados possíveis, que podem acompanhar seu trajeto com uma verdadeira sinfonia.

Para saber decifrar alguns dos probleminhas citados aqui, é indicado procurar um centro automotivo ou um especialista. Esta é a melhor maneira para acabar de vez com a sinfonia de ruídos em seu carro.

O consultor da Oficina Brasil, Antônio César Costa, alerta: "O carro é um meio de transporte complexo, com peças acopladas em todas as partes, que trabalham juntas. Um defeito em uma delas, se não for resolvido logo, pode acarretar em um problema com vários outros itens", explica

Segundo o especialista, alguns carros fazem tantos ruídos que fica difícil diagnosticar o que está acontecendo. Por isso, tente mostrá-lo para alguém especializado o mais cedo possível. "É bom também ter uma noção de onde o som está vindo, para que o reparo seja mais preciso", orienta Reginaldo Rossi, presidente do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado da Bahia (Sindirepa-Bahia).

Entre os ruídos mais comuns, está o do desgaste das buchas da suspensão. De acordo com um dos donos da oficina Ancar, Fernando Carvalho, é possível notá-lo facilmente pois, além do toc-toc, há uma vibração no volante. Para resolver, é só ir na oficina e trocar a peça de borracha por outra nova.

Integrado com a suspensão, está o amortecedor, peça que controla o movimento das molas e evita balanços excessivos. Se você ouvir um barulho de algo batendo e, ao passar por lombadas, sentir uma pancada forte, a causa é o desgaste deste item. O conserto é a troca do amortecedor, que também pode ser feito em uma oficina.

Motor

Uma das áreas que podem ter mais componentes barulhentos é o motor. De todos, três são os mais comuns: as correias, os rolamentos do alternador e o cabeçote.

As correias podem fazer um piu-piu rápido, como um hino, quando estão ressecadas. Para resolver ou evitar que aconteça, a peça deve ser trocada periodicamente, principalmente depois dos 30 mil km.

Os rolamentos do alternador estarão comprometidos quando um trem em alta velocidade for ouvido, algo como um tititi. Será preciso trocá-los. Já o problema do cabeçote é mais complicado. Ao ouvir o som de uma rajada de metralhadora, é melhor ir para a oficina e fazer um diagnóstico completo.

O escapamento pode emitir sons estranhos. Quando está furado ou com o miolo comprometido, o motor faz um ronco alto e é necessário trocar a peça. Já se estiver empenado, vai ranger ao passar por um quebra molas, fazendo um som de bater de panelas. Neste caso, é possível desempenar.

O guinchar de rato dentro do carro é outro som bastante comum, de acordo com o especialista técnico em pesquisa em desenvolvimento da Cesvi Brasil, Gerson Burin. "O mal encaixamento das peças plásticas é o causador deste ruído. Isso ocorre na desmontagem e montagem do painel, para a inclusão de um acessório, como um som", explica.

Se este for o caso, será preciso montar novamente o painel. Mas o especialista faz uma observação: "se as peças não forem originais, podem se deteriorar e empenar com a exposição prolongada ao sol, causando o mesmo som. Neste caso, será precisa a troca por um componente original".

Está ouvindo um avião, principalmente em velocidades acima de 80 km/h, mas não tem nenhum por perto? O som indica um defeito nos rolamentos da roda, que podem estar folgados ou desgastados. Caso seja a primeira situação, é preciso apenas apertá-los. Já no segundo cenário, é necessária a troca.

Um assobio ou um apito pode indicar problemas na pastilha de freio, que deve ser substituída. É bom dar uma checada no estado do disco do freio, que também pode estar desgastado. E fique de olho: se o barulho ficar muito alto e evoluir para um som de ferro com ferro, é possível que o freio esteja tão comprometido que o carro pode parar de frear.

Apesar de existirem barulhos variados, Rossi orienta aos donos dos carros a não se preocuparem demais. "Já aconteceu de alguém esquecer um objeto em um dos compartimentos do carro e ninguém descobria a causa do som", lembra.

Onde é possível fazer o reparo dos ruídos

Ancar - Oficina mecânica e ponto assistencial da Fiat. Técnicos treinados diretamente da fábrica, com serviços elétricos manutenção preventiva e corretiva, balanceamento, alinhamento, entre outros. Endereço: Travessa Professor Pinto de Aguiar, 15, Boca do Rio. Telefone: (71) 3461-2344

Toniscar - Recuperação e recondicionamento de motores para veículos automotores e oficina mecânica. Endereço: Avenida Santiago de Compostela, 351, 3º nível, Iguatemi. Telefone: (71) 3015-8700

Mary Rei - Faz serviços como revisões mecânica, elétrica, injeção, ar-condicionado, alinhamento e balanceamento. Endereços: Rua Oswaldo Cruz, 69, Rio Vermelho; Rua Djalma Dultra, 117, Nazaré; e Av. Manoel Dias da Silva, 781, Pituba. Telefones: (71) 3248-6155, (71) 3321-1600 ou (71) 3344-2500

Doctor Car - Serviços mecânicos, diagnóstico de falhas, pintura e recuperação dos veículos. Endereço: Rua Anita Garibaldi, 637, Rio Vermelho. Telefone: (71) 3247-5962

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Oficina mecânica
Play

Ícone dos superesportivos, Porsche 911 Carrera chega a Salvador renovado

Oficina mecânica
Play

Explorer No. 1 da BYD desembarca no Brasil com mais de 5 mil carros

Oficina mecânica
Play

China mostra carro voador que pode ser guardado em outro carro; vídeo

Oficina mecânica
Play

CARDE: Museu une inovação, cultura e história automotiva brasileira

x