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Saiba como entrar e sair das trilhas off-road
Por Lhays Feliciano

Gostar do design, da potência ou da altura dos carros 4x4 são características que podem levar as pessoas a comprar um utilitário. Mas para entrar no universo das trilhas é necessário mais. As práticas off-road exigem um espírito aventureiro que vai além da tração, envolvendo o gosto por desafios e superação de obstáculos. É com esse espírito que Carlos Negrão, presidente do Terrible 4x4 de Salvador, aguarda com seus companheiros ansiosamente o fim de semana.
O dia da trilha é só o dia de aproveitar o passeio, já que a preparação começa muito antes. Para quem deseja se aventurar no mundo dos 4x4, é bom estar sempre em grupo. A prática do off road, como o nome já diz, tira os motoristas das áreas urbanas e asfaltadas para ter mais contado com a natureza, e fazer novos amigos. Afinal, está é a filosofia mais forte de quem faz trilhas. Mas há regrinhas, muitas delas de segurança. "Nem mesmo os mais experientes devem realizar trilhas sozinhos. Acontecem várias situações adversas, como o atolamento do veículo. A união é um quesito de segurança", diz Negrão.
Os amantes das trilhas são envolvidos no desafio de enfrentar terrenos cheios de obstáculos. Por isso, antes de se aventurar, é bom se preocupar com certos cuidados básicos, começando pelo carro.Para trilhas leves, o carro 4x4 aguenta o tranco, mas Negrão afirma que "ninguém consegue se manter nas trilhas facéis por muito tempo. Com a prática, o desejo pelas trilhas mais desafiadoras aumentam", garante o trilheiro. Nas situações mais radicais, além de estar com a revisão do veículo em dia, o motorista deve ter cuidados com a mecânica, como verificar o bloqueio de diferencial, tração do carro e ajustar o ângulo de ataque - que indica a capacidade de o veículo enfrentar ângulos proeminentes sem bater o para-choque nosobstáculos.
Para Dilson Vasconcelos, instrutor de off-road, alguns carros 4x4 possuem muitas peças e componentes plásticos e são considerados mais frágeis. "Assim, podem causar problemas em uma trilha mais radical", alerta. No entanto, há modelos mais "espartanos", como os da marca Jeep, sinônimo dos 4x4, e outros tecnológicos, como os modernos Land Rover.
Os praticantes também devem equipar seu veículo com alguns acessórios. Os pneus chamados de MUD ou T/A saem cada um por aproximadamente R$ 1.150 em lojas para off road, como a Sorgepe. O quebra-mato, grade usada na frente do veículo para empurrar obstáculos e defender a parte frontal do carro, custa a partir de R$ 900. Já o snorkel faz com que o motor respire ao passar por lugares muito alagados, e sai por R$ 1.300 . Na hora do atoleiro, é importante ter um guincho (R$ 4.000) e uma cinta (R$ 230).
Cuidados extras
Seja na lama, terra, pedra, areia ou nos riachos é de suma importância o conhecimento dos recursos do veículo off-road. Desta forma, o motorista não tem sustos e reduz significativamente os gastos com a manutenção do veículo e riscos de acidentes em deslocamentos fora-de-estrada.
As situações off-road exigem diferentes cuidados. Na Bahia, há vários cursos de trilhas, como o ofertado pelo instrutor Dilson Vasconcelos, que oferece o curso de pilotagem para carros 4x4.
Em terrenos arenosos, os pneus devem ser largos e com calibragem baixa. Na areia solta, os pneus afundam e têm pouca aderência. O pneu para essa situação deve ter boa flutuação para não cavar buracos no percurso. Mas, no geral, é considerada uma trilha mais rápida e mais fácil de fazer. Já na lama, é exigido mais tempo e pneus com sulcos profundos, com grande poder de auto-limpeza. "Os sulcos profundos têm a finalidade de remover o maior volume de lama do caminho. Se não acontece, a tração acaba e o jipe para", diz o instrutor Dilson Vasconcelos.
Em competições de trilhas muito pesadas, é indicado o uso de pneus especiais para lama; ou seja, pneus tipo agrícola, com desenho direcional ou do tipo cross. Em solos pedregosos, a tração do 4x4 fica muito prejudicada. Derrapagens e cortes nos pneus são os perigos principais. Por isso, o pneu usado deve ser resistente nas laterais e na banda de rodagem. A resistência das laterais é garantida por pneus com bom número de lonas (8 ou 10), e pneus com construção reforçada nos flancos.
O uso dos veículos 4x4 nas trilhas e no dia-a-dia pode causar também algumas complicações. O técnico de radiologia Albert Fonseca comprou recentemente um Suzuki Grand Vitara para se aventurar nas trilhas. Albert cresceu vendo a maestria do seu tio Leonardo nos carros 4x4 nas redondezas de Ipiaú e, agora, já está curtindo os momentos off-road. Com planos para entrar em um clube 4x4, ele se aventurou sozinho na primeira trilha no litoral baiano e "rompeu a correia do alternador". É trilha tem que ser com outros trilheiros", admite.
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