AUTOS
SUVs na agenda de lançamentos
Por Lúcia Camargo Nunes
Enquanto o mercado continua em compasso de espera pela reabertura das concessionárias em todo o país, os planos de lançamento caminham devagar, embora continuem acontecendo. Além dos novos Chevrolet Tracker e Renault Duster, que haviam acabado de chegar às lojas no início da quarentena, a Fiat, que lançaria a picape Strada com muito destaque na semana em que a maioria das cidades brasileiras paralisou, em março, agendou para o final deste mês seu lançamento.
A pressão vem justamente da reabertura das fábricas. Boa parte das montadoras voltou a operar este mês e as vendas, que estão acontecendo, ficam represadas pelos canais online. Embora as marcas não costumem revelar lançamentos com muita antecedência, a não ser os mais próximos, o que se sabe é que algumas novidades serão adiadas.
O que está no forno para chegar às revendas é o novo Nivus, SUV compacto da Volkswagen que foi apresentado aos jornalistas do mundo por uma live da Volkswagen, revelando detalhes inéditos. Porém, preços e detalhes da versões estão sob sigilo. O carro só deve chegar às lojas em meados de julho, com pré-vendas digitais este mês.
O inédito SUV cupê, baseado na plataforma do Polo e posicionado abaixo do T-Cross, será um utilitário esportivo de entrada da marca, o que já sugere preços por volta de R$ 80 mil. As três versões – TSI, Comfortline e Highline – contarão com o mesmo conjunto mecânico: o motor 1.0 TSI de 128 cv e 20,4 kgfm de torque acoplado ao câmbio automático de seis marchas. Uma quarta versão PcD também estará disponível, provavelmente a partir de setembro.
Sua produção começa em 15 de junho na fábrica da Volks em São Bernardo do Campo (SP), e o mesmo modelo também será produzido em Pamplona, na Espanha, no segundo semestre. Junto com o segmento, o Nivus inaugura o novo logotipo da marca.
O design é moderno e agrada, pela nova frente, faróis de LED e a caída no estilo cupê, o que lhe dá ares mais esportivos, junto com as rodas de 17 polegadas e os protetores dos para-lamas pronunciados.
No espaço interno, a distância entre-eixos é a mesma do Polo: 2,56 m (ante 2,65 m do T-Cross).
O porta-malas é maior do que o SUV mais antigo: o Nivus acomoda 415 l contra 373 l do T-Cross.
Por dentro, a Volks ressalta a conectividade com o novo sistema multimídia VW Play, com tela de 10 polegadas, que aos poucos migrará para outros modelos, com uma série de aplicativos de empresas parceiras, como rede de estacionamentos, seguradora, restaurantes online, plataforma de músicas etc.
Completam os equipamentos do SUV cupê controle de estabilidade eletrônica (ESC), auxílio de partida em rampa, detector de fadiga, abertura e fechamento das portas sem chave, acionamento do motor por botão e câmera de ré serão disponíveis.
Ford Territory
O SUV mais próximo de chegar é o Ford Territory, que já havia sido anunciado pela própria montadora no final do ano passado. No site da montadora, ele continua figurando em “futuros lançamentos”. Diz o comunicado que o Territory contará com uma série de novidades que, até então, só poderiam ser encontradas nos segmentos mais sofisticados: carregamento sem fio para celular, central multimídia e painel de instrumentos com telas de 10 polegadas, sistema de comunicação em tempo real, que permite que o motorista trave, destrave, dê partida, localize e obtenha informações de telemetria do carro remotamente, entre outros.
O SUV médio da Ford será importado da China, para brigar diretamente com o Jeep Compass, embora seja um pouco maior. De motorização, uma opção seria o 1.5 turbo com transmissão automática. Os preços devem ficar por volta de R$ 135 mil.
Captur e Hilux
Ainda sem detalhes de quando chegaria ao mercado brasileiro, a Renault fez a apresentação do novo Captur na Rússia. A atualização de seu bem-sucedido SUV é sutil, com destaque à parte frontal, que recebeu nova grade e faróis e alguns cromados, além de rodas de 17 polegadas com novo desenho. Para o Brasil, que só deve ter este modelo fabricado em São José dos Pinhais (PR) reestilizado em 2021, as mudanças serão importantes e vão além do visual.
É esperado um novo motor, mais eficiente e moderno que o atual 2.0 de 148 cv. Enquanto isso, o 1.6 de 120 cv seria mantido nas versões de entrada. Na Rússia, o modelo feito para mercados emergentes – diferente do Captur francês – é equipado com motor 1.3 turbo de 150 cv, produzido em parceria com a Mercedes-Benz. Poderia ganhar, ainda, tração 4x4, já que o atual vendido por aqui só possui tração dianteira. Outra atualização é de sua plataforma, que ficou mais rígida. E, claro, o SUV poderá receber muitas melhorias de acabamento e acessórios.
Ainda no segmento de utilitários que mudam em breve, a picape Toyota Hilux terá detalhes revelados esta semana fora do Brasil, e que serão incorporados ao modelo produzido na Argentina, para chegar às lojas no final deste ano. Parte das novidades foi antecipada de forma sutil pelo ex-piloto de Fórmula 1 Fernando Alonso, em um teaser. O espanhol, que correrá com uma Hilux no Rally Dakar, destaca no vídeo o novo motor 2.8 da picape, que também deve passar por uma renovação visual.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes