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Tarek será o anti Compass no Brasil

Por Marco Antônio Jr. | A TARDE SP

Nossa reportagem já tratou sobre o intento das montadoras em desbancar o sucesso do Jeep Compass, um SUV médio cujo preço começa em R$ 110 mil e que já vendeu 60 mil unidades este ano no Brasil. Enquanto a Ford se apressa para lançar aqui o Territory, também virá da China (onde se chama Tharu) o jogador escalado pela Volkswagen para tentar frear o Jeep: o Tarek. Enquanto a subsidiária brasileira diz que as informações sobre o veículo serão “divulgadas em momento oportuno” a movimentação é grande na China e Argentina para a chegada do novo veículo.
O que já se sabe

Usando a plataforma MQB-A e ao ocupar a linha do Suran, a perua do Fox que sairá de linha nos próximos meses, o Tarek será produzido em Pacheco, na Argentina. Chega ao mercado chinês nos próximos meses e até o final do ano será lançado no país vizinho. Sendo assim, estará pronto para a nacionalização.
A gama de motores é a mesma já conhecida em outros modelos da marca: o 1.4 turbo de 150cv (EA211 ou 280 TSi para identificarmos no emblema traseiro, referindo-se ao torque em Nm, Newton Metro) e também o 2.0 turbo de 185cv e 320cv (EA888 ou 330TSi que é a referência para 320 Nm).

Na China, além do câmbio manual de seis marchas estará disponível o câmbio DSG de sete velocidades assim como a tração integral 4Motion, como mostram as imagens divulgadas do carro. Este item já equipa as versões mais caras do Tiguan All Space no Brasil.

Em termos de equipamentos, os chineses terão uma lista bem farta com seis airbags, freios ABS com distribuidor de frenagem EBD, controle de estabilidade e tração, controle de descida e de cruzeiro adaptativo e freio autônomo de emergência como equipamentos de série. Também terá o Discover Media como multimídia padrão, com sistemas Android Auto, Apple Car Play e Mirror Link.
Preços
Mais realista do que no passado, a Volkswagen sabe que preço é importantíssimo além do pacote bem recheado de itens de série. Olhando para o atual líder Compass na versão Sport 2.0 Flex, o pacote do Tarek de entrada na China traz um conjunto mais completo de airbags e freio autônomo de emergência. O Jeep custa atualmente R$ 110 mil.

Analisando o portfólio da Volkswagen que terá o T-Cross abaixo e o Tiguan acima, o preço do Tarek deverá ficar na mesma faixa. Porém, dado o espaço mais generoso (4,45m de comprimento, 1,84m de largura e entre-eixos de 2,68m), irá brigar com o próprio Tiguan nas versões mais caras. Pode ser que a Volkswagen posicione o Tiguan acima do Tarek deixando de oferecer a versão 1.4 TSi que parte de R$ 125 mil. Mas tudo isso é mera especulação.
Conclusão

O Tarek deverá chegar ainda dentro de um ano, enquanto a Volkswagen terá um 2019 focado no T-Cross que chega em janeiro e provavelmente no Tarok, outro concorrente de um produto da FCA, a Toro, que também faz sucesso no mercado nacional. A chegada do Tarek é fato consumado: tem plataforma, motores e muito apetite em um segmento bem explorado e bem disputado pela concorrência. A estratégia, diga-se de passagem, é a mesma da Ford que chama o Territory internamente de “Compass Fighter” (referindo-se à luta que irá travar com o Jeep) ao usar um produto desenvolvido na China com custo menor para lançá-lo aqui. Quem dirá se a estratégia vai dar certo ou errado é o consumidor.
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