AUTOS
Vendas de carros seminovos ultrapassam 2,5 milhões no Brasil
Em Salvador, o resultado ficou aquém do esperado, mas o setor promove feirão em abril para alavancar as vendas
Por Núbia Cristina

O mercado de veículos seminovos atingiu a marca de 2.507.719 unidades vendidas no Brasil no primeiro bimestre do ano, de acordo com balanço da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto). Esse resultado é 7% maior em relação ao mesmo período do ano passado.
A expectativa para o fechamento do terceiro trimestre de 2025 é boa, e o otimismo é embalado pelos números de fevereiro, quando houve alta de 4,6% nas transações, na comparação com janeiro. Este crescimento é ainda mais expressivo quando comparado ao mesmo período do ano anterior, com um aumento de 12,1%.
O presidente da entidade, Enilson Sales, está otimista em relação ao desempenho do mercado de seminovos este ano. “Nossa expectativa é de que, se não tivermos nenhuma surpresa com a inflação, e a economia se mantiver estável, poderemos obter bons resultados nas vendas deste ano, repetindo a performance do ano passado”, pontua.
Na Bahia, foram transacionados 43.366 veículos seminovos no acumulado de janeiro e fevereiro deste ano, crescimento de 21,3%, comparado ao mesmo período de 2024. Em fevereiro deste ano foram 23.374, ao passo que em janeiro esse número chegou a 19.992, alta de 16,9%.
As transações em fevereiro deste ano foram 28,5% maiores em relação as transferências de seminovos no mesmo mês de 2024 (18.195). Apesar dos números em alta, na Bahia e no Brasil, o presidente da Associação de Revendedores de Veículos da Bahia (Assoveba), Ari Pinheiro, mostra decepção com as vendas na capital baiana no primeiro bimestre.
“Apesar do Brasil registrar um aumento de 7% e dos resultados positivos no estado da Bahia, aqui na capital baiana a gente não conseguiu ver uma melhora não. Esse primeiro bimestre foi regular e a gente está sentindo muita dificuldade no mercado soteropolitano no pós-carnaval, devido ao endividamento da população”, comenta Pinheiro. “Estamos sentindo uma dificuldade maior na concretização da venda e na negociação dos carros seminovos. Os juros também estão impactando bastante na hora de fazer o financiamento”, resume.
Duelo de Seminovos
“Apesar disso, estamos com expectativa boa para 2025. Eu acho que agora começa a acelerar”, afirma Pinheiro. Para estimular as vendas e sair do marasmo em Salvador, a Assoveba vai realizar o 25º Duelo de Seminovos, dias 4,5 e 6 de abril no Estacionamento do Assaí, na Avenida Luiz Viana Filho (Paralela). Mais de 1.000 seminovos estarão na vitrine e cerca de 27 lojas associadas da Assoveba participam do evento. “Boa oportunidade para trocar, comprar o seminovo. Teremos condições especiais: taxas de 1.6% ao mês, em até 60 meses”, destaca o presidente da Assoveba.
Seminovos a partir de R$ 22.900, 2011/2012, a exemplo do Sandero, Idea, Palio, até um carro de R$ 300 mil – SW4 ou BMW X6, por exemplo, estarão disponíveis. A BV Financeira vai participar do evento.
“Teremos ainda venda de motos Honda, zero quilômetro”. Ari Pinheiro destaca que no Duelo de Seminovos os carros saem com laudo cautelar e “há a segurança de comprar carro direto de lojas associadas”. Comprar de pessoa jurídica, com CNPJ, é mais seguro que fazer compra direto de uma pessoa física, isso porque essas relações de compra estão amparadas pelo Código de Defesa do Consumidor.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes