Vendas de veículos novos devem crescer 4,6% em 2022 | A TARDE
Atarde > Autos

Vendas de veículos novos devem crescer 4,6% em 2022

Fenabrave revisou projeções para este ano, e as vendas de veículos automotores novos tiveram alta de 19,3%

Publicado quarta-feira, 05 de outubro de 2022 às 06:00 h | Autor: Núbia Cristina
Fiat Strada foi o veículo mais vendido em setembro
Fiat Strada foi o veículo mais vendido em setembro -

As vendas de veículos automotores novos tiveram alta de 19,3% no mês de setembro, em relação ao mesmo mês de 2021, e crescimento de 2,1%, no acumulado de janeiro a setembro deste ano. Entretanto, houve queda de 3,3% em relação a agosto, de acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). 

No mês passado foram comercializadas 335.304 unidades, ante 280.979 em setembro do ano passado. Os dados da Fenabrave levam em conta as vendas de automóveis e comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas e implementos rodoviários.

O resultado deste ano está deixando a entidade otimista, tanto que a Fenabrave espera que as vendas de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus cheguem a 2,21 milhões de unidades em 2022, no total, o que representaria aumento de até 4,6%, em relação ao ano passado.

Essa projeção foi feita em janeiro de 2022 e revista depois, em julho, quando a entidade voltou atrás, projetando um cenário de estabilidade em relação ao ano passado, com 2,11 milhões de veículos novos comercializados. 

Segmentos

“A queda, em relação a agosto, foi explicada pela diferença de dias úteis (21 em setembro ante 23 em agosto). Nas vendas diárias, o setor teve um resultado superior a agosto e a curva de crescimento tem se mostrado consistente”, afirma o presidente da Fenabrave, Andreta Jr.

As vendas de automóveis e comerciais leves registraram alta de 26,76% em setembro deste ano, em relação ao mesmo mês de 2021. Já na comparação com o mês anterior, agosto de 2022, houve queda de 7,12%. No acumulado do ano, foi registrada queda de 5,08% em relação ao mesmo período de 2021 para o segmento.

No caso de caminhões todos os índices ficaram negativos em setembro. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, a queda é de 4,02%. Na comparação com agosto, a retração foi de 9,81%. De janeiro a setembro, a queda foi 1,8%, na comparação com o mesmo período de 2021.

Segundo Andreta Jr., "essa queda se deve à falta de componentes e ao fato de que caminhão é algo muito específico, feito por encomenda, com tecnologia muito maior do que a dos outros veículos".

Picapes

A Fiat Strada foi o veículo mais vendido em setembro, com 5,5% de market share e 9.008 unidades, demonstrando que os comerciais leves seguem com bons resultados no mercado brasileiro. No acumulado do ano foram 86.007 unidades vendidas.

As picapes estiveram em alta durante todo o ano de 2021 e a tendência aponta para o crescimento de vendas ao longo deste ano. No ranking da Fenabrave, a Fiat ocupou a primeira e a segunda posição entre os modelos de comerciais leves mais vendidos em 2021. 

A picape Strada foi o veículo mais vendido no Brasil no ano passado, com 109.110 unidades emplacadas e 5,5% das vendas totais de todas as marcas no mercado brasileiro. Ela obteve 79% de market share no segmento.

Para o economista Raphael Galante, este ano as vendas de SUVs e de picapes seguirão em alta. “As montadoras  estão apostando em produtos de maior valor agregado, que geram mais lucratividade porque precisam se rentabilizar”, afirma o consultor na Oikonomia Consultoria Automotiva. Além disso, as picapes se adaptam bem em áreas urbanas ou rurais. E têm incorporado mais conforto e novas tecnologias.

Publicações relacionadas