Busca interna do iBahia
HOME > BAHIA FARM SHOW
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

BAHIA FARM SHOW

Agro na Bahia avança em linhas de crédito para descarbonização

Bancos têm ampliado a oferta de investimento para empresas e produtores agrícolas que inclui a criação de carteira de carbono

Carla Melo e Eduardo Dias*

Por Carla Melo e Eduardo Dias*

11/06/2025 - 13:13 h

Siga o A TARDE no Google

Google icon
Entrevista do Superintendente regional na Bahia do Banco do Nordeste, Pedro Lima Neto
Entrevista do Superintendente regional na Bahia do Banco do Nordeste, Pedro Lima Neto -

O agronegócio continua sendo um dos principais responsáveis pelas altas emissões de dióxido de carbono (CO2), ao mesmo tempo em que também está atento às novas práticas sustentáveis que visam a diminuição de pegadas de carbono em suas explorações e investimentos ambientais.

Entre as soluções para a descarbonização e o alcance das metas da COP para 2030, bancos têm ampliado a oferta de investimento para empresas e produtores agrícolas que inclui a criação de carteira de crédito de carbono com foco na negociação de créditos por empresas, governos e indivíduos em troca de redução de dióxido de carbono.

Tudo sobre Bahia Farm Show em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Oferta de linhas de crédito

O Superintendente regional na Bahia do Banco do Nordeste, Pedro Lima Neto, aponta que a Bahia, que é um dos estados mais ricos em agronegócio, também é um dos principais entes federativos a adotar práticas sustentáveis quando se trata da descarbonização. As iniciativas são incentivos para a geração de carteiras de investimento no agronegócio.

Leia Também:

“O Agro na Bahia é altamente avançado - 80% estão dentro do padrão de sustentabilidade elevadíssimo e os outros 20% estão caminhando para chegar lá. Temos financiamentos com FNE [Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste] a partir de energias solares e eólicas, FNE de agro fundos florestais; para os pequenos nós temos a agricultura de baixo carbono. Cada agência tem uma meta específica de carteira de carbono e ganham pontuação quando incentivam esses produtores a adotarem essas linhas”, disse Pedro Lima Neto em entrevista ao Portal A TARDE durante o Bahia Farm Show

Incentivo aos pequenos produtores

Um dos principais parceiros comerciais mundiais de commodities, a Bahia é pujante na produção de grãos, mas também na participação do pequeno produtor no cultivo e exportações de produtos primários da agricultura e agropecuária.

“Quando o pequeno produtor quer se expandir, em suas formas de negócio ou em tecnologia e maquinários, ele sempre usa o banco. O Banco do Nordeste apoia em torno de 50% dos investimentos da Bahia, os outros 50% ficam com os outros bancos somados. As nossas taxas são bem menores do que as praticadas no mercado e os prazos geralmente são adequados”, continuou ele.

Ele ainda aponta sobre a assistência dada pelo banco à estruturação dos projetos: “Normalmente, temos uma equipe bem preparada e a gente consegue auxiliar e apoiar para um projeto mais eficiente”, continuou ele.

Patrocínio

Logo do BANCO DO NORDESTE Logo da AIBA

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

agronegócio Bahia Bahia Farm Show linhas de crédito

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas