VIGILÂNCIA
600 foragidos foram localizados na Bahia via reconhecimento facial
Entre as ocorrências de maior registro estão os criminosos procurados por roubo, tráfico e homicídio
Por Da Redação
A Secretária de Segurança Publica da Bahia divulgou que o Sistema de Reconhecimento Facial já alcançou, na manhã desta quarta-feira, 25, a marca de 600 criminosos foragidos localizados. Com mais de 93% de similaridade, o homem procurado por homicídio, foi preso em Salvador.
De acordo com a SSP-BA, entre dos 600 foragidos capturados 222 são assaltantes, 113 homicidas, 106 traficantes, 20 procurados por estupro de vulnerável, três foragidos por feminicídio e tentativa de feminicídio, além de foragidos por violência doméstica e descumprimento de medida protetiva de urgência, associação com organização criminosa e associação para o tráfico, latrocínio, falsificação, furto, extorsão, estelionato e lesão corporal. Também fazem parte da lista crimes de ameaça, atentado violento ao pudor, ocultação de cadáver, porte ilegal de arma de fogo, sequestro, receptação e violação de domicílio.
Marcelo Werner, secretário de Segurança Pública da Bahia, comentou sobre as ações de monitoramento facial e garantiu a utilização do sistema no Carnaval de Salvador 2023.
"Nós chegamos a 600 pessoas que foram presas em razão do sistema de reconhecimento facial no estado. Só nesse ano já foram 26. Então mais de um por dia. Já estamos em expansão pra 78 municípios do estado da Bahia. São quase 665 milhões investidos em tecnologia. O maior valor já investido em tecnologia para a segurança pública no estado da Bahia. Nós estamos utilizando muito esse recurso nas festas de largo, então já houve a utilização do recurso na Virada, na Lavagem do Bonfim, vamos utilizar agora também em Itapuã no Rio Vermelho, no dia 2 de Iemanjá e lógico no Carnaval também", afirmou Wener
As prisões via reconhecimento facial aconteceram nos municípios de Salvador, Região Metropolitana, Vitória da Conquista, Porto Seguro, Eunápolis, Feira de Santana, Alagoinhas, Barreiras, Brumado, Camaçari, Candeias, Conceição do Coité, Dias D'Ávila, Ibotirama, Itaberaba, Itabuna, Itaparica, Itapebi, Jequié, Juazeiro, Luís Eduardo Magalhães, Paulo Afonso, Salinas da Margarida, Santo Antônio de Jesus, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Valença e Vera Cruz.
Nos primeiros 25 dias de 2023 foram localizados 26 criminosos, sendo 10 procurados por prática de roubo, seis por homicídio, seis por tráfico de entorpecentes, um por feminicídio, um por estupro e outro por não pagamento de pensão alimentícia.
Em grandes eventos, a exemplo do Festival da Virada, Lavagem do Bonfim, realizados na capital baiana e Festival do Marisco, em Salinas da Margarida, a tecnologia foi empregada com pontos fixos e Plataformas de Observação Elevada (POE). Com o apoio dos novos terminais de comunicação móvel com tecnologia LTE (Long Term Evolution), que permitem a transmissão em tempo real de informações por uma faixa exclusiva dedicada à Segurança Pública, as equipes de rua empregadas no Festival da Virada Salvador alcançaram 10 procurados.
A primeira captura aconteceu no carnaval de 2019, quando um folião vestido de mulher, com maquiagem e peruca, foi capturado ao passar por um dos Portais de Abordagens equipado com câmeras inteligentes. Ele tinha ordem de prisão por homicídio.
Investimento
Segundo a SSP, a expansão do Sistema de Reconhecimento Facial é o maior investimento já realizado na Segurança Pública na Bahia. São R$ 665 milhões aplicados para levar o sistema a todas as regiões do Estado.
A Secretaria de Segurança Pública realizou treinamentos e workshops para os profissionais que fazem a aplicação e fiscalização dos sistemas de Reconhecimento Facial e de Placas, em diferentes regiões da Bahia.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes