BAHIA
Amigos e ex-funcionários de A TARDE lamentam morte de Renato Simões
Por Rodrigo Aguiar

Amigos e ex-funcionários lamentaram a morte do presidente de honra de A TARDE, Renato Simões, e destacaram seu intelecto e legado.
Ex-ministro e ex-presidente do Banco Econômico, Ângelo Calmon de Sá destaca a cooperação com Simões ao longo dos anos. "Renato teve um período bastante próspero à frente do A TARDE e se preocupava com os grandes temas da Bahia. Me lembro que ele se preocupava muito com a questão do cacau, por exemplo, e também com assuntos de repercussão nacional. Era uma personalidade muito forte, e lembro que, nos momentos difíceis, ele soube enfrentá-los com muita coragem. Foi um empresário que prestou grandes serviços ao estado", diz Calmon. "Tinha uma relação de amizade com toda a família, mas com ele a relação era muito próxima. Renato foi um grande amigo. É uma grande perda para a Bahia", completa o ex-banqueiro.
O advogado, professor e vereador Edvaldo Brito diz que a Bahia "perde uma das figuras mais representativas da sua história" e destaca sua proximidade com a família Simões. "Fui membro do Conselho do Jornal A TARDE por escolha de dona Regina e Renato Simões. A ligação era forte e continua com o filho dele, que tem o mesmo nome. Renato sempre me prestigiou e esteve na minha posse na Academia Brasileira de Letras Jurídicas, em abril de 2008, no Rio de Janeiro", relata.
"O velho Renato foi um excelente cronista com suas periódicas contribuições jornalísticas. Resta-nos o consolo de que as suas ideias, suas ações, estão perpetuadas no legado representado pelo insuperável jornal A TARDE", acrescenta Brito.
“Dr. Renato Simões foi uma referência fundamental do jornalismo brasileiro. Sua longa trajetória à frente de A Tarde, um dos mais tradicionais jornais brasileiros, marcou época. Participou ativamente da Associação Nacional de Jornais desde seus primeiros tempos. Era um defensor intransigente da liberdade de imprensa. A ANJ manifesta seus sentimentos aos familiares de Dr. Renato e aos colegas de jornal” afirmou o Diretor Executivo da Associação Nacional de Jornais, Ricardo Pedreira.
Autor do prefácio do último livro lançado por Simões, em 2018, o jornalista e professor Sérgio Mattos define o antigo superintendente de A TARDE como um "intelectual", a quem atribui inovações tecnológicas implantadas no jornal.
"Ele lia muito, estava sempre antenado. Sabia dos lançamentos, discutíamos os novos autores. Como também tinha uma visão de jornal bem diferente. Ele via o jornal crescer a partir do ponto de vista empresarial, sempre estava um pouco na frente, apoiando as medidas no sentido de se aperfeiçoar em tecnologias", conta Mattos, funcionário de A TARDE por 32 anos.
Para exemplificar o lado "inovador" de Simões, Mattos menciona iniciativas em diferentes períodos. "Na época em que eu lancei uma revista, ele queria também que o jornal tivesse. Anos depois que saí, ele continuou persistindo na ideia de que o jornal deveria ter uma revista, e daí nasceu a Muito. A ideia era dele. Grande parte das inovações do jornal, o processo de impressão offset, foi tudo ele, com o apoio de Arthur Couto, que era o gerente administrativo. Os dois eram 'casados' nesse sentido", aponta.
Também ex-funcionário de A TARDE, Máximo Cruz lembra a relação muito próxima com Simões. "Exerci alguns cargos de confiança e a maior parte ligados a ele, com quem trabalhei durante muito anos. Além disso, eu tinha uma relação pessoal muito forte com ele. Ele valorizava muito as pessoas que se esforçavam, sobretudo pessoas cultas. Isso era fundamental para ele", afirma.
"Renato sempre foi um exemplo. Era um homem elegantíssimo nos atos, uma pessoa de fino trato. A família sempre me tratou com muita distinção, então tenho esse carinho e esse reconhecimento. Não consigo nem falar tudo de bom que recebi deles. De uma funcionária, me transformei em uma grande amiga, apesar de nossas famílias já terem uma relação", conta a colunista social July Isensée, de A TARDE. "Com a convivência, nossa amizade foi aumentando cada vez mais. Eu tinha ele e Norma [esposa de Renato] como meus grandes amigos. Sempre tive muita admiração por ele, como tive também por Regina [Simões, ex-presidente de A TARDE, falecida em 2012]", completa July.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes