Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

ABERTURA DO CONGRESSO

Após 16 anos, Bahia recebe XXV Congresso Nacional do MP

Evento reuniu promotores, procuradores e autoridades públicas da Bahia

Por Gabriela Araújo

08/11/2023 - 19:39 h | Atualizada em 08/11/2023 - 20:27
XXV Congresso Nacional do Ministério Público
XXV Congresso Nacional do Ministério Público -

Reunindo mais de 3 mil pessoas no Centro de Convenções em Salvador, o Ministério Público deu início nesta quarta-feira, 8, ao XXV Congresso Nacional, que retorna a Bahia após 16 anos. Na pauta, os promotores e procuradores debatem sobre o uso da tecnologia aliada a garantia do regime democrático, ao crime organizado e a resolutividade 5.0, tema do evento.

A procuradora-geral da Justiça do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Norma Cavalcanti, comentou ao Portal A TARDE sobre a importância do evento que reúne diversos promotores, juristas e autoridades públicas do estado.

“Vamos discutir todos os temas de interesse da população e para o Ministério Público, bem como novas tecnologias para combater o crime organizado e todos os tipos de mazelas aqui [na Bahia] e no país. Vamos usar a tecnologia pensada no bem-estar do povo brasileiro”, pontuou.

Norma ainda considerou o evento como “honroso” e frisou o compromisso do MP em defender pautas inerentes a sociedade civil.

“O Ministério Público está honrado e cumprirá a missão constitucional que é de defender o regime democrático e salvaguardar as leis e os interesses individuais da população brasileira”, completou.

A ex-procuradora-geral da República (PGR), Raquel Dodge, também marcou presença no abertura do Congresso, que acontece até sexta-feira, 10. Durante entrevista à imprensa, Dodge destacou a independência e relevância do MP e da PGR como um dos braços da população brasileira.

“O Ministério Público goza de garantias constitucionais para se agir com independência, com coragem e destemura. É uma forma que a Constituição garantiu que o promotor de Justiça e procurador da República trabalhe na matéria que precisa atuar. Eu acredito que o país e o mundo vivem uma situação de efervescência muito grande, porque nós estamos sob a demanda da população", ressaltou.

Autoridades baianas

Prestigiando o evento, o vice-governador Geraldo Jr. (MDB) considerou o Congresso como “estimulador da economia brasileira” e agradeceu aos promotores pela execução do congresso na Bahia.

“Hoje a gente leva a condição da nossa capital e da Bahia, ao Brasil e para o mundo, realizando um evento como esse. […]. Um evento que é um estímulo ao fortalecimento da economia do povo brasileiro e dos estados brasileiros", iniciou o emedebista.

"Então, o nosso agradecimento hoje a eles que são fiscais da lei, mas acima de tudo, fortalecendo o espírito democrático, o direito da participação popular”, completou.

Legislativo no Congresso

Logo após a chegada do vice-governador, o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Adolfo Menezes (PSD), compareceu ao Congresso. Na ocasião, ele destacou a parceria do legislativo e o judiciário baiano como "harmoniosa" e crucial para o bom desempenho dos poderes.

“Me sinto muito honrado de estar participando deste importante Congresso. A Assembleia tem uma parceria muito grande com o Ministério Público e o Tribunal de Justiça tem sido assim, de forma harmoniosa, as relações entre o Poder Executivo Legislativo e Judiciário e o Ministério Público. E, assim vamos continuar porque esses homens e mulheres dedicam as suas vidas para proteger o Estado Brasileiro e a população”, afirmou.

Salvador em evidência

Já o prefeito da cidade, Bruno Reis (União) afirmou que a realização do Congresso é mais uma oportunidade de os visitantes conheceram as mudanças da capital baiana.

"Mais um grande evento. [...]. É uma oportunidade para que esses visitantes conheçam a nova Salvador, a Salvador que construímos nos últimos anos. [...].Isso ajuda a nossa cidade a se consolidar como um dos principais destinos turísticos do Brasil", contou.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

centro de convenções Ministério Público Norma Cavalcanti Raquel Dodge XXV Congresso Nacional

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
XXV Congresso Nacional do Ministério Público
Play

Operação desarticula cultivo de maconha 'indoor' na Bahia

XXV Congresso Nacional do Ministério Público
Play

Operação é deflagrada no Conjunto Penal de Paulo Afonso

XXV Congresso Nacional do Ministério Público
Play

Explosão provoca incêndio de grandes proporções no Polo de Camaçari

XXV Congresso Nacional do Ministério Público
Play

Vídeo: incêndio destrói bar famoso de Feira de Santana

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA