Após ameaçar colegas, estudante é detido com faca | A TARDE
Atarde > Bahia

Após ameaçar colegas, estudante é detido com faca

Em Brumado, uma outra aluna, de 16 anos, foi detida por ameaçar a diretora da escola em que estuda

Publicado sábado, 15 de abril de 2023 às 12:48 h | Atualizado em 15/04/2023, 13:53 | Autor: Da Redação
Adolescente foi detido na cidade de Jussiape após ameaçar colegas em redes sociais
Adolescente foi detido na cidade de Jussiape após ameaçar colegas em redes sociais -

Um adolescente foi detido portando uma faca nas proximidades de um colégio municipal na cidade de Jussiape, na região da Chapada Diamantina, na última sexta-feira 14.  Segundo informações do Achei Sudoeste, a Polícia Militar foi comunicada que o aluno realizou publicações em suas redes sociais mensagens de ódio contra os colegas.

Após tomar conhecimento do fato, uma guarnição da 46ª CIPM localizou o jovem. Com o adolescente foi encontrado um canivete automático enrolado em uma toalha e um blusão. O jovem foi conduzido para delegacia de Livramento de Nossa Senhora para adoção das medidas cabíveis. 

Já na cidade de Brumado, a 127 km de Jussiape, uma aluna de 16 de anos da Escola Municipal Antônio Carlos Magalhães, foi detida após ameaçar a diretora da unidade escolar. Ela foi conduzida para delegacia da cidade após o fato, na última quinta-feira, 13, e foi ouvida, acompanhada de seus pais. 

De acordo com a 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) a aluna poderá responder por ato análogo à ameaça de morte.

Violência nas escolas

A onda de violência que vem acontecendo nas escolas acendeu um alerta vermelho nas autoridades públicas de todo o país. Para frear os episódios de ataques e supostas ameaças que estão acontecendo nos colégios da Bahia, o governo do Estado instituiu a criação de um Comitê Estadual Intersetorial de Segurança nas Escolas e nos Espaços Educacionais da Bahia (CISE).

A medida consta no Diário Oficial do Estado (DOE), deste sábado, 15, através do Decreto nº 21.992/23. Em coletiva de imprensa, realizada na sexta-feira (14), o governador em exercício Geraldo Jr. (MDB) prometeu “pulso forte” na implantação de ações efetivas para combater à violência no âmbito escolar.

Conforme informações do governo da Bahia, o CISE será composto por secretarias estaduais. Forças da segurança pública do governo e a Procuradoria Geral do Estado (PGE) estão entre os membros permanentes.

Também serão convidados a integrar o grupo outros 15 órgãos e entidades como a Polícia Federal, Ministério Público da Bahia, Defensoria Pública do Estado, União dos Prefeitos da Bahia, a seção baiana da Ordem dos Advogados do Brasil, universidades e representações de classe que reúnem professores, diretores, estudantes e instituições de ensino.

Publicações relacionadas