AGRICULTURA
Assembleia Legislativa homenageia os 50 anos da Embrapa
Unidade baiana, Embrapa Mandioca e Fruticultura realiza pesquisas que visam à evolução da produtividade
Por Rodrigo Tardio
Na próxima quinta-feira, 17, às 14h30, a Assembleia Legislativa realiza sessão solene, aberta ao público, para comemorar os 50 anos de criação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Proposta pelo deputado Eduardo Salles, a homenagem vai reunir colaboradores e parceiros da Embrapa Mandioca e Fruticultura, única das 43 unidades descentralizadas da Embrapa com sede na Bahia.
Localizada em Cruz das Almas, a 150 quilômetros de Salvador, a unidade é especializada em pesquisas para a evolução da produtividade e o aumento da qualidade das frutas e da mandioca cultivadas no Estado.
Durante visita ao Grupo A TARDE nesta terça-feira, 15, o chefe-geral da Embrapa Mandioca e Fruticultura, Francisco Laranjeira, acompanhado pelo chefe adjunto de transferência de tecnologia do órgão, Aldo Vilar Trindade, ressaltou a relação histórica do cultivo da mandioca e da fruticultura com a cultura baiana.
"O cultivo da mandioca em larga escala, assim como as plantações de frutas, com base na grande diversidade de biomas da Bahia, fazem parte de uma história iniciada na década de 1950", lembra o gestor. "Antigos institutos foram transformados em sedes de pesquisa da Embrapa, que passaram a enxergar grandes potenciais, como a região do Recôncavo Baiano, grande produtor de mandioca e frutas."
Laranjeira também destaca que a colaboração da Embrapa Mandioca e Fruticultura tem sido importante na criação e manutenção de dezenas de polos de produção no estado, a exemplo de banana na região de Bom Jesus da Lapa, plátano (banana-da-terra) no baixo-sul, mamão no extremo sul, abacaxi em Itaberaba e mandioca no recôncavo-sul e centro-sul. Além disso, a instituição se dedica a identificar municípios que têm potencial para a diversificação de culturas, como é o caso da citricultura nas regiões oeste, extremo sul e da Chapada Diamantina.
Os representantes da Embrapa foram recebidos pelo diretor de Relações Institucionais, Luciano Neves, diretora de Projetos Especiais, Mariana Carneiro, também pelo head de Conteúdo e Produto, Tiago Décimo, e pelo diretor de Marketing, Eduardo Dute.
Na próxima segunda-feira, 21, a edição impressa do Jornal A TARDE publica a entrevista completa com o chefe-geral da Embrapa, Francisco Ferraz Laranjeira Barbosa.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes