BA registra mais de mil ocorrências por causa de colisões de veículos | A TARDE
Atarde > Bahia

BA registra mais de mil ocorrências por causa de colisões de veículos

No total, 355 mil consumidores foram impactados com a interrupção momentânea de energia

Publicado terça-feira, 18 de julho de 2023 às 17:10 h | Autor: Da Redação
Tempo médio que a energia dos clientes foi interrompida diminuiu no primeiro semestre de 2023
Tempo médio que a energia dos clientes foi interrompida diminuiu no primeiro semestre de 2023 -

A Neoenergia Coelba registrou 1.517 ocorrências por causa de colisões de veículos em postes na Bahia durante o primeiro semestre de 2023. Este número representa um aumento de 1% quando comparado ao mesmo período de 2022, que foi de 1.449.  No total, 355 mil consumidores foram impactados com a interrupção momentânea de energia durante os serviços para reparar as estruturas danificadas pelos clientes.

Nos seis primeiros meses do ano, os consumidores ficaram cerca de 1h46min sem energia por causa de colisões, uma redução de 21% quando comparado ao mesmo período de 2022, que foi de 2h16min. Segundo dados do Ministério da Infraestrutura, a Bahia é o segundo Estado do Nordeste com o maior número de acidentes de trânsito. 

Até 20 de junho foram mais de 71 mil casos registrados. Além das ações realizadas pela distribuidora, como a instalação e proteção na base dos postes com o uso de tubos de concreto, o que aumenta a área de contato em caso de colisão, a dirção ofensiva é uma importante aliada para reduzir essas ocorrências, que podem ser fatais. Apesar do aumento no número de ocorrências, o tempo médio que a energia dos clientes foi interrompida diminuiu no primeiro semestre de 2023.

Uma das explicações para esta diminuição é a instalação de equipamentos automatizados no sistema de distribuição de energia na Bahia. De acordo com o supervisor de Programação e Manutenção da Neoenergia Coelba, Gean Carlos Andrade, uma das tecnologias utilizada é o self-healing, que pode restabelecer o fornecimento de energia em até 60 segundos, de forma autônoma, ou seja, sem a intervenção humana.

Entenda o self-healing

O self-healing é uma tecnologia aplicada aos equipamentos automatizados da concessionária. São implantadas lógicas de reconfiguração automática que permitem retomar o fornecimento de energia de uma área interrompida em até 60 segundos.

Quando detecta alguma interferência, que pode ser causada por acidentes de veículos, queda de árvores, efeitos climáticos ou até animais, o self-healing permite isolar automaticamente a região afetada e reconecta a rede por um caminho alternativo, garantindo o retorno imediato do serviço.

A automação baseada nessa tecnologia, permite que o menor número possível de clientes seja impactado por uma interrupção. Essas e outras tecnologias usadas pela Neoenergia Coleba estão conectadas ao sistema do Centro de Operações Integradas (COI) da Neoenergia, contribuindo para um atendimento mais rápido e seguro.

Publicações relacionadas