Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > bahia > SALVADOR
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

MEMÓRIA

A TARDE fez a cobertura da descoberta de petróleo na Bahia em 1939

Jornal registrou a história da Petrobras, empresa que celebra 70 anos nesta terça-feira

Priscila Dórea

Por Priscila Dórea

03/10/2023 - 5:00 h | Atualizada em 30/11/2023 - 16:55
Foto do jornalista Fernando Hupsel , que participou da cobertura pioneira de A TARDE na descoberta de petróleo na Bahia
Foto do jornalista Fernando Hupsel , que participou da cobertura pioneira de A TARDE na descoberta de petróleo na Bahia -

Fundada em 3 de outubro de 1953 e patrona do petróleo brasileiro, a Petrobras está completando 70 anos nesta terça-feira, 3, mas a sua ligação com a Bahia surge já em 1939, quando a primeira fonte de petróleo do Brasil foi encontrada no bairro do Lobato. Ali, brotou da terra do Subúrbio Ferroviário de Salvador o ouro negro que motivou a fundação da grande estatal, dando início a uma intensa história que foi acompanhada de perto por A TARDE.

“O A TARDE foi pioneiro nessa cobertura. Não lembro de ter havido outro jornal lá naquele dia e isso é importante, porque é uma memória a ser guardada. Para mim uma das coisas mais curiosas da ocasião foi ver o Fernando metido em um terno de linho branco impecável escrevendo uma matéria sobre petróleo”, lembra com graça o ex-professor da Polícia Militar da Bahia, de 92 anos, Carlos Hupsel, irmão do jornalista de A TARDE Fernando Hupsel (já falecido), responsável pela reportagem sobre o petróleo encontrado no Lobato em 1939.

Tudo sobre Salvador em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.
Carlos, irmão do jornalista Fernando Hupsel, que participou da cobertura pioneira
Carlos, irmão do jornalista Fernando Hupsel, que participou da cobertura pioneira | Foto: Raphael Muller / Ag. A TARDE Data: 02/10/2023

Esse histórico registro encontra-se, inclusive, nas páginas 46 e 47 do livro “Um século de jornalismo na Bahia 2012/1912”, de Carlos Ribeiro, que apresenta um panorama dos acontecimentos registrados nos primeiros 100 anos de A TARDE. E muitos registros se seguiram após esse.

“Após várias semanas de ininterrupia perfuração, à meia noite de hontem, a ‘rotary’ comprada na America do Norte deu em cheio numa camada de petroleo”, dizia em sua grafia original a matéria que, em seu título, exclamava: “Jorra o petróleo no Lobato!”, em dezembro de 1939.

Ouro negro

O ouro negro subiu impetuosamente pela canalização do poço B.3 naquele dia e não demorou para que urgisse a necessidade de uma empresa organizando a sua exploração. “Quando a Petrobras foi fundada o entusiasmo era geral, pois a gente sabia que se tratava de uma empresa que tinha o potencial de mudar a vida de todos. Toda vez que encontrávamos petróleo era uma festa e já era tradição nos sujarmos com ele nessas comemorações”, recorda o petroleiro aposentado de 84 anos, Francisco Ramos, o Chicão, que entrou na Petrobras em 1957, quatro anos após a empresa ser fundada.


E esse entusiasmo pela empresa não foi algo de momento. Um bom exemplo disso foi o extenso movimento para que a sede da Petrobras permanecesse no Edifício Hamilton Lopes, na Calçada. As mobilizações ocorreram no final de setembro de 1961 em todo o estado, com a participação de diversos segmentos da sociedade baiana e até mesmo a paralisação de serviços com apoio da prefeitura local, o que rendeu inúmeras matérias de capa em A TARDE.


Uma delas foi a de 26 de setembro de 1961, intitulada Fato Inédito na Vida Brasileira, que dizia: “As 3 horas da tarde de amanhã, todas as atividades ao longo do território bahiano serão interrompidas durante 30 minutos. Esta paralisação geral do trabalho constituirá o protesto da Bahia ao rumo decepcionante tomado por uma das providências mais importantes já adotadas pelo govêrno federal em relação a êste Estado: a mudança da séde da Petrobrás para a nossa Capital. (...) Não se subestima o prejuizo que isto significa para o rendimento do nosso labor, com a abstenção, durante o período do protesto de qualquer atividade produtora”.

Cairu

E A TARDE seguiu produzindo inúmeras matérias sobre a estatal ao longo das décadas, fosse destacando o “alvoroço em Cairu” com a chegada da Petrobras na cidade há 20 anos, que causou euforia – e desconfiança! – entre os moradores do Baixo Sul da Bahia em 2003, ou ainda 40 anos atrás, quanto entre ressaltar a importância da empresa para o estado e o país, A TARDE também reportava atitudes questionáveis da estatal em 3 de outubro de 1983.
“Sua história está repleta de lutas, conquistas, sacrifícios, dedicação e amor. (...) Apesar de algumas contradições que ultimamente têm cercado a sua administração, quando até o seu balanço chegou a ser questionado pela imprensa, nacionalmente, sem dúvida, a Petrobrás ainda representa para todos os brasileiros conscientes aquilo que o seu idealizador, Getúlio Vargas, imaginava: Uma empresa nacionalista”, dizia o especial de 1983 em comemoração aos 30 anos da empresa.

“Tenho orgulho e uma satisfação imensa de ter feito parte dessa empresa, e permaneço lutando por ela e seus trabalhadores atualmente. Nossas mobilizações impediram que todos os campos de produção da Bahia fossem vendidos e hoje eles vêm sendo recuperados aos poucos. Hoje lutamos para que os trabalhadores sigam com seus direitos, e para que a empresa encontre mais petróleo e continue a crescer, fazendo com que o nosso estado e país cresçam junto com ela”, afirma o petroleiro aposentado Chicão, que também é do Sindicato dos Petroleiros e Petroleiras da Bahia (Sindipetro Bahia).

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Petrobras

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Foto do jornalista Fernando Hupsel , que participou da cobertura pioneira de A TARDE na descoberta de petróleo na Bahia
Play

Veja o momento que caminhão de lixo despenca em Salvador; motorista morreu

Foto do jornalista Fernando Hupsel , que participou da cobertura pioneira de A TARDE na descoberta de petróleo na Bahia
Play

Traficantes do CV fazem refém e trocam tiros com a PM em Salvador

Foto do jornalista Fernando Hupsel , que participou da cobertura pioneira de A TARDE na descoberta de petróleo na Bahia
Play

Rodoviários reivindicam pagamento de rescisão no Iguatemi

Foto do jornalista Fernando Hupsel , que participou da cobertura pioneira de A TARDE na descoberta de petróleo na Bahia
Play

Vazamento de gás no Canela foi ato de vandalismo, diz Bahiagás

x