CASA ODARA
“Ação corajosa”, diz secretária sobre requalificação em terreiros
Projeto-piloto prevê regularização fundiária e melhorias na infraestrutura em 100 terreiros
Por Gabriela Araújo e Vinícius Portugal
O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), entregou nesta quarta-feira, 3, a primeira requalificação do terreiro de candomblé, através do programa Casa Odara. O contemplado foi o terreiro Ilê Axé Omim Deua, localizado no bairro de Fazenda Grande IV.
Em discurso, a secretária municipal da Reparação (Semur), Ivete Sacramento, explicou que a iniciativa surgiu após a persistência de novas políticas públicas aos povos de terreiro.
“Tudo que a gente tinha que militar, a gente já militou. Agora, a gente quer ação. [...]. Essa ação específica é uma ação corajosa, e eu me lembro do dia em que visitei o senhor, eu falei: “Vamos fazer um Morar Melhor para os povos de terreiro”, um projeto igual”, contou Ivete, durante a entrega da modernização do terreiro.
O projeto Casa Odara institui melhorias na infraestrutura física de terreiros de religiões de matriz africana e é considerado inédito no país. Inicialmente, os líderes religiosos poderão indicar as intervenções mais urgentes nos espaços, a exemplo de reboco, pintura e substituição de telhado, com investimento de até R$30 mil por imóvel.
O projeto-piloto envolve inicialmente 100 terreiros, todos eles cadastrados na Prefeitura. A meta é alcançar mil terreiros em quatro anos.
O novo programa também institui o programa de regularização fundiária para os povos de terreiro e atende a um pedido antigo dos povos de santo.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes