Busca interna do iBahia
HOME > bahia > SALVADOR
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

SALVADOR

Ana de Xangô é escolhida como iyalorixá sucessora de Mãe Stella de Oxóssi

Cleidiana Ramos - Flor de Dendê

Por Cleidiana Ramos - Flor de Dendê

28/12/2019 - 14:30 h | Atualizada em 21/01/2021 - 0:00
Escolha da nova iyalorixá ocorreu após jogo de búzios| Foto: Divulgação
Escolha da nova iyalorixá ocorreu após jogo de búzios| Foto: Divulgação -

Ana Verônica Bispo Santos, 53 anos, é a nova ocupante do trono de regência do Ilê Axé Opô Afonjá. Consagrada ao orixá Xangô, na qualidade Afonjá, o mesmo que rege o templo afro-religioso e para o qual foi iniciada a fundadora da comunidade religiosa, Mãe Eugênia Anna dos Santos - Mãe Aninha -, a Iyá Ana Verônica se torna a sexta líder religiosa do terreiro que faz parte do seleto grupo dos nove considerados patrimônios do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Em seu primeiro pronunciamento, como a ialorixá que sucedeu o reinado de 42 anos de Mãe Stella de Azevedo Santos, filha de Oxóssi, Mãe Ana Verônica disse estar emocionada e ciente da sua responsabilidade. “Eu não esperava. Xangô Afonjá me deu essa graça”, disse.

Tudo sobre Salvador em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Iniciada no Afonjá por Mãe Stella de Oxóssi, Mãe Ana Verônica de Xangô é pedagoga. Ela é de uma das mais tradicionais famílias ligadas às religiões afro-brasileiras: a Daniel de Paula, herdeira e mantenedora do legado de culto aos eguguns por meio do Ile Agboula, também reconhecido pelo Iphan como patrimônio brasileiro, pois é filha biológica do babalorixá Flaviano de Nanã.

Jogo

A escolha sucessória no Afonjá não é consaguínea e segue o resultado da consulta via o jogo de búzios, que, neste caso, foi presidido pelo babalorixá Balbino Daniel de Paula, conhecido pelo seu nome sagrado: Obaraín. Pai Balbino é filho do Afonjá. Foi iniciado por Mãe Senhora de Oxum, a terceira ialorixá da Casa.

Por volta das 10h30, após as etapas iniciais da consulta ao sistema de oráculo e uma ida com as altas autoridades do terreiro e outras visitantes à Casa de Xangô, Pai Balbino voltou ao barracão. Neste momento anunciou que a escolha havia recaído sobre uma filha de Xângô Afonjá. Enfim, a escolhida foi apontada para a alegria da comunidade. É a segunda vez, portanto, que uma filha do orixá, patrono da Casa, vai comandar o terreiro.

Ritos

A sucessão ocorreu após o encerramento dos ritos fúnebres devido à passagem de um ano da morte de Mãe Stella. A partir de agora, o Ilê Axé Opô Afonjá retoma sua rotina de obrigações, inclusive as públicas, como o amalá de Xangô às quartas-feiras e o calendário de festas. A Casa costuma iniciar seu calendário com a Festa de Oxóssi, no Dia de Corpus Christi que em 2020 será em 11 de junho.

O babalorixá antropólogo e professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Vilson Caetano de Sousa Júnior, destacou a importância da manutenção do rito de escolha da nova ialorixá. “Diferentemente do conclave católico que escolhe o papa, nas comunidades de terreiro não é uma eleição ou aclamação, mas um rito que leva em consideração a escolha feita pelo orixá. Foi importante observar a alegria da comunidade com o que foi indicado ratificando a história dessa casa”, completou.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Escolha da nova iyalorixá ocorreu após jogo de búzios| Foto: Divulgação
Play

Veja o momento que caminhão de lixo despenca em Salvador; motorista morreu

Escolha da nova iyalorixá ocorreu após jogo de búzios| Foto: Divulgação
Play

Traficantes do CV fazem refém e trocam tiros com a PM em Salvador

Escolha da nova iyalorixá ocorreu após jogo de búzios| Foto: Divulgação
Play

Rodoviários reivindicam pagamento de rescisão no Iguatemi

Escolha da nova iyalorixá ocorreu após jogo de búzios| Foto: Divulgação
Play

Vazamento de gás no Canela foi ato de vandalismo, diz Bahiagás

x