ANIVERSÁRIO DE SALVADOR
Bar do Ulisses: mais de 60 anos de história em um dos bairros mais antigos de Salvador
Por Vanessa Correia
Ao andar pelas ruas de um dos bairros mais antigos de Salvador, o Santo Antônio Além do Carmo, é possível conhecer prédios históricos, galerias, bares, além de charmosos hotéis. Ao longo da rua principal do bairro, a rua Direita, que leva ao Largo do Santo Antônio, é possível encontrar o Bar do Ulisses, uma atração turística do centro histórico com mais de 60 anos de existência.
O Bar do Ulisses nasceu em 1960, a partir do sonho de um artesão, que foi sapateiro por 18 anos e viu sua família crescer. Foi assim que seu Ulisses sentiu a necessidade de aumentar a renda. Ele largou os consertos dos sapatos e resolveu abrir um bar vendendo alimentos à noite e nos fins de semana, como mocotó e feijoada. Dona Edith, a esposa, era a responsável pela culinária.
Foi através da necessidade de aumentar a renda familiar que primeiro nasceu o bar tranquilo e sossegado “O Cantinho de Ulisses”, como era conhecido, no Largo do Santo Antônio. O estabelecimento começou a atrair frequentadores dos mais diversos bairros da capital baiana.
Após 20 anos de trabalho árduo, a saúde não permitiu mais que o ex-sapateiro permanecesse na direção. Atualmente, quem administra o bar é o filho dele, Jorge Lopes, e a neta, Lorine Lopes.
“Os moradores tradicionais da época incentivaram meu pai a começar a vender cerveja e pratos regionais, o que motivou a dar continuidade ao serviço em um bairro tão tradicional de Salvador. Em 2008, com a venda de todo casarão, fomos em busca de outro espaço. Em 2010, houve a oportunidade de abrir o Ulisses em outro imóvel, que é onde estamos instalados. A nossa vontade sempre foi continuar no mesmo bairro onde tudo começou”, relata Jorge.
O Bar Ulisses é conhecido pelos clientes e turistas, pela gastronomia e por uma varanda com vista para Baía de Todos-os-Santos. De acordo com o filho de seu Ulisses, foram mantidas algumas tradições, como feijoada, mocotó, sarapatel e carne do sol. “O carro chefe da casa são os pratos tradicionais, as variadas moquecas e pratos autorais que fizeram parte de concursos gastronômicos”, pontuou.
Durante os 11 anos em funcionamento, foram realizados investimos em infraestrutura, treinamento e qualificação pessoal e dos colaboradores, além da adequação do cardápio com variedades e preços acessíveis, que hoje se torna um ponto turístico do Centro Histórico.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes