ANIVERSÁRIO DE SALVADOR
Salvador 471 anos: setor turístico se prepara para dar a ‘volta por cima’
Por Vitor Castro*
Em seus 471 anos, completados hoje, Salvador vive uma atmosfera diferente e prepara-se para comemorar o aniversário, num futuro próximo, em plenitude. Pelo menos este é o desejo de muitos setores, principalmente o turístico, que vêm adotando estratégias para dar a ‘volta por cima’.
De acordo com a Secretaria de Cultura e Turismo municipal (Secult), mesmo que a pasta ainda esteja focada em monitorar os impactos gerados pelo novo coronavírus (Covid-19), ações positivas têm sido pensadas para reduzir os efeitos negativos para quando a situação voltar ao normal.
No último dia 20 o órgão lançou a campanha ‘Visite depois’, reconhecendo a necessidade de recolhimento e pedindo aos turistas que visitem a capital no futuro.
O secretário Cláudio Tinoco reafirma a necessidade de lançar ações em que a capital baiana seja sempre lembrada. “Esperamos permanecer no imaginário das pessoas como destino a ser visitado ou um destino preferencial, aquilo que conquistamos nos últimos três anos”, afirmou.
De acordo com o secretário, visando fortalecer o trade turístico, medidas de readequação de projetos que já estavam em andamento estão sendo postos em prática. Cerca de R$ 17 milhões, que antes seriam usados em até dois anos e meio para a cultura e turismo na capital, agora serão utilizados em um período de tempo menor para fortalecer campanhas que estimulem as visitas à capital no futuro.
“Entre essas medidas está o plano estratégico de marketing turístico. Iniciamos há cerca de cinco meses e vamos apresentar na próxima semana”, afirmou.
Mas o secretário ressalta a importância de agir com cautela. Segundo Tinoco, mesmo após a retomada das atividades normais da cidade, ainda haverá uma fase de letargia. “As pessoas não estarão confortáveis para fazer suas viagens nesse curto prazo, então teremos que ter boas estratégias”, ressaltou.
O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-BA), Luciano Lopes acredita que, apesar de achar necessária a estratégia de promoção da cidade após a redução dos números da doença entende que o momento atual ainda é um período difícil para projeções positivas.
“Queremos incentivar os hotéis a tentar negociar com os clientes que tinham reservas marcadas para esse período, que transfiram as datas para 2021”, disse.
Já o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, tem um olhar mais positivo e acredita que respeitando as medidas de isolamento social o município poderá, ainda este ano, promover eventos como o Festival da Primavera, que costuma ocorrer a partir do dia 21 de setembro.
“Uma vez que o desenrolar do coronavírus demonstrar que entre agosto e setembro já poderemos retomar as ações, acredito que seja um período interessante para retomarmos atividades planejadas”, pontuou.
Para muitos, estes são tempos de preparativos pós-crise; outros, um convite à contemplação. O padre Edson Menezes, capelão de um dos principais templos religiosos e turísticos da cidade, a Basílica Santuário Senhor do Bonfim, recomenda reflexão e diz que Salvador não deixará de ser abençoada neste dia tão especial.
“Que hoje possamos refletir e meditar sobre nossa relação com a cidade. Que seja uma celebração orante e marcada pela meditação para que o Senhor do Bonfim, de braços abertos da Colina Sagrada, olhe para todos nós, nos cantos e recantos da cidade, e nos abrace concedendo, mais uma vez, a sua bênção e proteção”, desejou.
*Sob a supervisão do jornalista Luiz Lasserre
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes