Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > bahia > SALVADOR
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

SALVADOR

Após rachaduras, Codesal recomenda intervenção da Barragem dos Macacos

Por Da Redação

14/05/2020 - 8:07 h | Atualizada em 14/05/2020 - 11:53
Moradores denunciam que rachaduras na barragem estão piorando com as chuvas
Moradores denunciam que rachaduras na barragem estão piorando com as chuvas -

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) recomendou à Marinha do Brasil, por meio de ofício, que intervenções sejam realizadas na Barragem dos Macacos, localizada no limite entre a capital baiana e o município de Simões Filho. A barragem apresentou rachaduras que, segundo moradores, se agravaram com as últimas chuvas.

Além disso também foi recomendado que a Marinha realize, em caráter de urgência inspeções, investigações, monitoramentos e controles da barragem.

Em publicação nas rede sociais, a comunidade do Quilombo Rio dos Macacos denunciou que a Barragem dos Macacos passa por descaso dos órgãos responsáveis. "Já denunciamos aos órgãos competentes e até o presente momento nada foi feito. Existem diversas famílias em uma comunidade vizinha que caso essa barragem exploda, todos vão morrer. A Marinha e o Governo estão sendo omissos", diz a publicação no Instagram.

A comunidade Quilombola Rio dos Macacos vem mais uma vez pedir socorro! Hoje dia 10 de maio de 2020, a barragem feita pela Marinha de Guerra do Brasil, dentro do nosso Rio dos Macacos encontra-se nesse estado. Já denunciamos aos órgãos competentes e até o presente momento nada foi feito. Em uma área acima do nosso território tem mais 4 barragens, sendo que todas estão cheias e a qualquer momento pode estar jogando nessa e caso isso aconteça ela vai estourar. Precisamos que o fiscal do Ministério Público venha com uma equipe especializada em barragens para fazer a análise. Existem diversas famílias em uma comunidade vizinha que caso essa barragem exploda, todos vão morrer. A Marinha e o Governo está sendo omissa. Pedimos ajuda urgentemente!

Uma publicação compartilhada por Quilombo Rio dos Macacos (@quilomboriodosmacacos) em

Na última segunda-feira, 11, a Codesal efetuou uma vistoria técnica na barragem ficou constatada a necessidade de intervenções, cuja responsabilidade é da União. O ofício destaca a importância da elaboração de um Plano de Ação de Emergência (PAE), apresentando o risco hidrodinâmico da mancha de inundação da Barragem dos Macacos. Além disso, indica que o entorno e os acessos da barragem não sejam ocupados ou tenham qualquer uso para que sejam promovidas ações de prevenção que envolvam a população local.

A Codesal recomendou a formação de Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC) e a realização de simulados de evacuação na localidade, nos mesmos moldes do que é feito em Salvador nas áreas de risco.

Posionamento da Marinha

Em nota, a Marinha do Brasil informou que realiza inspeções diárias na barragem Rio dos Macacos,com vistas ao acompanhamento do nível de água e das condições do talude da barragem e que neste foram realizadas mais de 30 inspeções neste período de chuva.

Ainda segundo a Marinha, não foi identificado nenhum tipo de problema na barragem que pudesse causar risco iminente de ruptura e que está seguindo as intervenções sugeridas pela Codesal, como a instalação sensores de pressão no talude da barragem e de equipamentos adicionais para diminuir o nível de água.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Moradores denunciam que rachaduras na barragem estão piorando com as chuvas
Play

Veja o momento que caminhão de lixo despenca em Salvador; motorista morreu

Moradores denunciam que rachaduras na barragem estão piorando com as chuvas
Play

Traficantes do CV fazem refém e trocam tiros com a PM em Salvador

Moradores denunciam que rachaduras na barragem estão piorando com as chuvas
Play

Rodoviários reivindicam pagamento de rescisão no Iguatemi

Moradores denunciam que rachaduras na barragem estão piorando com as chuvas
Play

Vazamento de gás no Canela foi ato de vandalismo, diz Bahiagás

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA