Assista: Roda de Conversa discute as diversas formas de maternidade | A TARDE
Atarde > Bahia > Salvador

Assista: Roda de Conversa discute as diversas formas de maternidade

Programa trouxe três mães para abordar encantos e desafios que envolvem o ato de gerar e cuidar de uma vida

Publicado domingo, 14 de maio de 2023 às 09:10 h | Atualizado em 14/05/2023, 10:51 | Autor: Lais Rocha
Edição mediada pela apresentadora Lais Rocha teve participação das mães Lia Gondim, Marleide Nogueira e Patrícia Carvalho
Edição mediada pela apresentadora Lais Rocha teve participação das mães Lia Gondim, Marleide Nogueira e Patrícia Carvalho -

Em sua segunda edição, o programa Roda de Conversa, produzido pelo A TARDE Play (Núcleo Audiovisual do Portal A TARDE), se dedicou ao debate das diversas experiências e perspectivas relacionadas à maternidade.

Mediado pela jornalista Lais Rocha, o bate-papo contou com a presença da vice-presidente da Associação Mães Autismo, Marleide Nogueira, da cantora Lia Gondim e da empresária Patrícia Carvalho. 

Dentre os assuntos abordados, a realidade singular de uma mãe com um filho autista foi destaque ao longo do programa. Para Marleide Nogueira, mãe do atleta campeão mundial de Jiu-Jitsu, Igor Nogueira, as primeiras descobertas da maternidade não saíram conforme a expectativa. 

“Minha maternidade foi atípica, e a maternidade atípica é aquela que não vive os marcos do desenvolvimento, é quando a mãe espera ser chamada de mãe, e a palavrinha nunca chega”, expressou Marleide. 

Outra experiência singular de maternidade foi a da cantora Lia Gondim, que já em sua primeira gestação, descobriu que seria mãe de quadrigêmeos. Ela relata que só o processo para alimentar os quatro filhos, e ainda limpar o ambiente, leva em média três horas. 

“Agora imagine, 15 horas do dia só para alimentar, faz o que com o resto?”, questiona a cantora. Lia ainda nos contou que no puerpério era necessário o uso de mil fraldas por mês, e 32 por dia, e que, devido ao tamanho da demanda, “se não tiver uma rede de apoio não tem condição”. 

Para além de todos os cuidados que a maternidade exige no âmbito doméstico, não se pode perder de vista a atuação dessas mulheres no mercado de trabalho. De acordo com dados apresentados, em 2022, pelo Instituto Rede Mulher Empreendedora, no Brasil, 55% das empreendedoras são mães. Destas, três a cada quatro abriram suas empresas impulsionadas pela maternidade. 

A pesquisa também mostra que a flexibilidade de horários e a possibilidade de ter mais tempo e dedicação para a família aparecem como o maior objetivo dessas mulheres. 

Este foi um dos motivos para a empresária Patrícia Carvalho deixar a carreira como enfermeira e se desafiar profissionalmente, empreendendo no setor de beleza e estética. 

“O controle da agenda e a flexibilidade na vida de uma mulher empreendedora te faz respirar um pouco melhor”, afirmou Patrícia. 

Além de completamente singulares, os exemplos apresentados pelas convidadas são apenas algumas das possibilidades do que é “ser mãe”. A maternidade, inclusive, pode ser tão plural quanto os inúmeros modelos de família e de construções afetivas. 

A íntegra do programa Roda de Conversa especial de Dia das Mães está disponível no canal do YouTube do Grupo A TARDE. Além disso, também é possível conferir o conteúdo no Instagram @grupoatarde e no Portal A TARDE.

Assista ao vídeo completo: 

 

ATARDE
 

Publicações relacionadas

MAIS LIDAS