Associação denuncia esquema no Detran de marcação em clínicas específicas

Publicado quinta-feira, 02 de dezembro de 2021 às 20:30 h | Atualizado em 02/12/2021, 20:39 | Autor: Da Redação

A Associação Baiana de Clínicas de Trânsito (ABCTran) denunciou, nesta quinta-feira, 2, irregularidades no novo sistema de marcações de exames em clínicas médicas do Detran. Segundo o órgão, o favorecimento de determinadas unidades de saúde está causando prejuízos a outras, que podem chegar a R$ 100 mil, quando somados.

De acordo com o site Metro1, desde outubro, os associados enviaram quatro ofícios ao Departamento de Trânsito com relatos de irregularidades. Em tese, o novo sistema deveria privilegiar a distribuição próxima à residência do usuário e também permitir que as marcações fossem canceladas até que o melhor local fosse encontrado. Porém, a ABCTran afirma que servidores do SAC aproveitam para direcionar todas as avaliações a uma clínica só.

 Luiz Orlando, diretor financeiro da ABCTran e proprietário de uma clínica em Brotas, afirmou que tem conhecimento de uma das funcionárias do SAC participantes do esquema. Ele explicou que ela cadastra as pessoas num mesmo endereço em uma região de Brotas, e direciona todas elas para uma mesma clínica.

O Metro1, que teve acesso aos documentos com a ação da funcionária, afirma que, em diferentes atendimentos, ela cancelou as marcações até chegar em uma clínica no Parque Bela Vista. Segundo os diretores da ABCTran disseram que o mesmo acontece em Itabuna, Jacobina, Itaberaba, Eunápolis, Candeias, Salvador e Ilhéus.

Segundo Luiz, só em Salvador, uma mesma funcionária conseguiu desviar mais de 200 pessoas para uma mesma clínica, prejudicando outras duas clínicas em R$ 100 mil.

O Detran-BA afirmou que realiza monitoramentos periódicos para evitar o direcionamento de uma clínica específica. O órgão disse ainda que passou a utilizar um sistema próprio há cerca de um ano. Segundo o Detran, o anterior era de propriedade da própria ABCTran, que acabou sendo alvo de apontamentos pelos órgãos de controle.

Publicações relacionadas