Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > bahia > SALVADOR
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

SALVADOR

Atendimento psicológico gratuito ou de baixo custo é oferecido em Salvador

Por Fidel Tavares | A Tarde

06/12/2009 - 22:03 h

Entidades sem fins lucrativos oferecem orientação e tratamento especializado em psicoterapia, educação e terapia familiar, terapia de casal, individual ou grupal e para crianças em Salvador. Uma delas é o Centro de Orientação Familiar (Cofam), que funciona na Avenida Joana Angélica, no Centro da cidade.



A instituição conta com 89 profissionais voluntários que fazem o atendimento de pessoas e famílias em crise de relacionamento interpessoal. Conforme explica o psicólogo voluntário Fábio Rocha, o Cofam recebe qualquer pessoa, mas a preferência é dada aos mais carentes.



“É feita uma triagem após a inscrição, na qual uma assistente social seleciona o tipo de atendimento do paciente e encaminha para o profissional especialista. Também é observada a carência. Caso a pessoa possa pagar, ela é encaminhada a um profissional externo, pelo qual a pessoa deve desembolsar R$ 25 a cada consulta”, detalha o psicólogo.



Fábio Rocha, que começou como voluntário na instituição quando ainda era estudante de psicologia, reforça a importância de existir esse tipo de atendimento direcionado a pessoas que não podem pagar um profissional.



“Se cada profissional der um dia na semana para atender os mais necessitados, poderíamos cuidar de muito mais pessoas”, salienta o psicólogo.



Outras instituições



Além do Cofam, outros centros também disponibilizam tratamento psicológico à população mais carente, de graça ou cobrando valores com descontos.



O Centro de Estudos da Família e do Casal (Cefac), por exemplo, possui uma clínica que tem como objetivo oferecer psicoterapia sistêmica de família e casal para a comunidade carente de Salvador.



O Centro Interdisciplinar de Estudos Grupais (Cieg), por sua vez, faz atendimento psicopedagógico, terapia psicológica para crianças até a fase da adolescência e adultos, preferencialmente a pessoas carentes.



Em todos os centros citados, o serviço à comunidade inclui ainda oficinas e palestras. Além disso, são locais de capacitação para profissionais e espaço para estágio supervisionado de estudantes de psicologia.



Instituições de ensino também oferecem atendimento à população. A Universidade Salvador mantém o Núcleo de Estudos e Práticas Psicológicas (Neppsi).



Entre as linhas oferecidas no núcleo, estão a psicanálise, a psicologia analítica, a psicoterapia cognitiva e a psicoterapia familiar sistêmica. O atendimento ocorre no horário comercial. Mais informações pelo telefone 3273.8620.



Outras informações sobre o atendimento psicológico podem ser obtidas nas seguintes instituições: Cofam - Centro de Estudos da Família e do Casal - 3242-5959 / Cefac - Centro de Estudos da Família e do Casal - 3334-3150 / Cieg - Centro Interdisciplinar de Estudos Grupais - 3245-4034

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Veja o momento que caminhão de lixo despenca em Salvador; motorista morreu

Play

Traficantes do CV fazem refém e trocam tiros com a PM em Salvador

Play

Rodoviários reivindicam pagamento de rescisão no Iguatemi

Play

Vazamento de gás no Canela foi ato de vandalismo, diz Bahiagás

x