SALVADOR
Autor de incêndios na Chapada é preso
Por A Tarde On Line
O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) divulgou nesta quarta a identidade do primeiro autor de incêndios criminosos ocorridos na Chapada Diamantina autuado pelo órgão. Nelci Ferreira Ribeiro foi surpreendido por fiscais do Parque Nacional da Chapada Diamantina no último sábado, quando pretendia dar início a uma nova queimada na região conhecida como Gerais do Machobongo, em Mucugê.
De acordo com o Ibama, fiscais do parque nacional já tinham visto Ribeiro em ação no dia anterior, mas não conseguiram alcançá-lo. Ele foi preso em flagrante pela polícia da cidade de Ibicoara, autuado pelo Ibama e multado em R$ 120 mil por crime ambiental.
Na delegacia de Ibicoara, Ribeiro assumiu a autoria das queimadas ocorridas nos dias 13, 14, e 15 de setembro. Os incêndios foram combatidos por voluntários da região e pela brigada contratada pelo Ibama. Ao todo, a direção do parque calcula em 80 hectares a área queimada.
Apesar de o inquérito ser presidido pelo delegado de Ibicoara, o incendiário foi transferido para a delegacia de Mucugê, onde foram cometidos os crimes. Segundo ele, as queimadas tinham como objetivo estimular o nascimento de novos brotos da flor sempre-viva para serem vendidos no ano seguinte. A extração da planta no Parque Nacional da Chapada Diamantina é proibida.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes