Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > bahia > SALVADOR
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
24/05/2024 às 18:54 - há XX semanas | Autor: Gabriel Gonçalves

Bahia Oil & Gas Energy 2024 é encerrado com palestras e apresentações

Evento do setor de petróleo e gás começou na quarta-feira e terminou nesta sexta, em Salvador

Imagem ilustrativa da imagem Bahia Oil & Gas Energy 2024 é encerrado com palestras e apresentações
-

Foi encerrada no fim da tarde desta sexta-feira, 24, em Salvador, a edição de 2024 da Bahia Oil & Gas Energy, feira de negócios voltada para toda a cadeia produtiva das áreas de petróleo, gás, petroquímica, naval e integração energética do Norte e Nordeste do Brasil.

O evento, que começou na quarta, 22, foi realizado no Centro de Convenções de Salvador. No local, stands de mais de 200 empresas e startups ligadas ao setor foram alocadas nos pavilhões A e B onde, ao longo dos três dias, foram realizadas exposições, palestras, apresentação de trabalhos técnicos, discussões de temas ligados ao setor de petróleo e gás, entre outras atrações.

Neste último dia de evento, foram realizadas conferências sobre “Recuperação avançada nos campos do N/NE", "Regulamentação da nova Lei do Gás e harmonização regulatória", "Desafios do mercado de manutenção de rotina e paradas em ativos industriais onshore", entre outros assuntos. Foram promovidos também apresentações de trabalhos acadêmicos e sobre boas práticas industriais.

Jair Oliveira, presidente do Instituto Politécnico da Bahia
Jair Oliveira, presidente do Instituto Politécnico da Bahia | Foto: (Foto: Raphael Muller / Ag. A TARDE)

Para Jair Oliveira, presidente do Instituto Politécnico da Bahia, instituição que é colaboradora estratégica do evento, o Bahia Oil & Gas Energy é um momento fundamental para todos os profissionais e empresas que atuam no setor.

“É uma oportunidade fantástica de negócios. São mais de 200 expositores, das mais variadas áreas, uma diversidade fantástica e, além dos negócios, propicia uma troca de experiências, conhecimento e um network fundamental”, afirma Oliveira, que destaca ainda que a ideia de se fazer o evento surgiu do Instituto Politécnico da Bahia.

“O instituto recriou o comitê de Petróleo e Gás da Bahia, que é formado por um grupo de pessoas, empresas e outras entidades que discute mensalmente temas relacionados ao petróleo e gás. Deste comitê, surgiu a ideia de se fazer uma feira de petróleo e gás na Bahia - isso há cerca de dois anos. Fomos buscar uma empresa profissional. Foi feita a primeira feira ano passado e foi um sucesso; e este ano dobrou o espaço - as duas alas do Centro de Convenções estão ocupadas”, acrescentou.

Hildelene Oliveira foi a primeira comandante mulher de um navio mercante do Brasil
Hildelene Oliveira foi a primeira comandante mulher de um navio mercante do Brasil | Foto: (Foto: Raphael Muller / Ag. A TARDE)

Uma das palestras do dia foi ministrada por Hildelene Oliveira, gerente setorial do Centro de Acompanhamento de Navios da Transpetro, empresa ligada à Petrobras que oferece soluções logísticas integradas para a indústria de óleo, gás e biocombustíveis.

Em sua apresentação, Hildelene, que foi a primeira comandante mulher de um navio mercante do Brasil, falou sobre a atuação da atuação do setor que gerencia.

“O centro é como se, além do comandante a bordo, você estivesse dando um apoio a ele, remotamente, para uma tomada de decisão, navegando remotamente juntamente com aquela embarcação, de um porto a outro”, explica.

Para ela, um evento como o Bahia Oil & Gas Energy é de extrema relevância para as empresas, profissionais e para o estado da Bahia.

“Eu acho que esse network é muito importante, essa troca de conhecimento, de experiência. E a Transpetro, como uma das maiores empresas aqui, é muito importante essa troca e essa aproximação com outras empresas. É um ganho para as empresas, para a Bahia”, afirma.

João Henrique Costa destacou a relevância do evento
João Henrique Costa destacou a relevância do evento | Foto: (Foto: Raphael Muller / Ag. A TARDE)

No evento para fazer a mediação de um debate neste último dia de evento, o engenheiro mecânico João Henrique Costa, que coordena o escritório de projetos da Qualidados - empresa de gerenciamento de paradas de manutenção, projetos de investimento e gestão de ativos industriais -, destaca a relevância do Bahia Oil & Gas Energy.

“É uma oportunidade de networking entre esses atores, de empresas contratantes e prestadoras de serviço se encontrarem para discutir as carências de cada uma delas. O mercado é interdependente, e as empresas contratantes precisam das prestadoras de serviço e vice-versa. Então, este momento é muito importante”, fala.

Três dias de atividades

Evento aconteceu de quarta a sexta-feira. no Centro de Convenções de Salvador
Evento aconteceu de quarta a sexta-feira. no Centro de Convenções de Salvador | Foto: (Foto: Raphael Muller / Ag. A TARDE)

Na quarta-feira, a abertura do evento contou com a presença de autoridades políticas como o prefeito de Madre de Deus, Dailton Filho (PSB); o Secretário de Infraestrutura da Bahia, Sérgio Brito; a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda de Salvador, Mila Paes; a deputada estadual Olívia Santana (PCdoB); e Angela Guimarães, Secretária de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi).

Os visitantes puderam entender mais sobre temas como tratamento e valorização de resíduo, bandagem industrial e reforço em tubulações, perfuração de solo, troca de catalisador e transporte logístico, além de palestra sobre ESG (Environmental, Social and Governance), um conceito que mede o impacto das ações de sustentabilidade nas empresas e nos investimentos.

Também na quarta, a Transpetro lançou o programa Transformar, em convênio com a Prefeitura de Madre de Deus, uma iniciativa social com o objetivo de melhorar as condições de empregabilidade dos moradores do entorno do município, por meio de ações de qualificação profissional.

Na quinta-feira, 23, o dia começou com um encontro de fornecedores Petrobras, seguido do workshop “Oferta Permanente ANP”. Em seguida, foi iniciada a programação de palestras e conferências sobre diversos temas, como "Futuro do offshore no N/NE: Margem Equatorial e Margem Leste", "Políticas públicas e competitividade no setor de gás", "Gestão de Dados: uma jornada aplicada à indústria de O&G", "Transformação digital e desenvolvimento de inovação e tecnologias".

Foram realizadas também apresentações de produtos e serviços e artigos acadêmicos.

O evento

Mais de 200 empresas marcaram presença no evento
Mais de 200 empresas marcaram presença no evento | Foto: (Foto: Raphael Muller / Ag. A TARDE)

Nesta segunda edição da Bahia Oil & Gas Energy, eram esperados mais de 10 mil visitantes, de pelo menos 15 países diferentes.

Para atender ao grande público previsto, o evento teve duas plenárias, sendo a TAG voltada ao setor de petróleo e a Eneva ao gás e derivados. Além disso, foram realizadas apresentações de pesquisas no Congresso Científico by IPB, Seção Técnica by Transpetro, com presença de cerca de 200 estandes para expositores, além da Arena Acelen ESG, Arena Comercial, Arena Origem de Inovação, Talentos do Futuro para apresentações temáticas, rodadas de negócios no Supply Meeting by Transpetro e visitas técnicas para conhecer operações na região metropolitana de Salvador, e Espaço Conexões Startups e Espaço dos Fornecedores, promovidos pela Petrobras.

O evento é organizado por Austral Energy Consulting com a colaboração estratégica do Instituto Politécnico da Bahia (IPB) e da Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo e Gás (ABPIP).

Tem também apoio da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), Abegás (Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado), Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Governo do Estado da Bahia, Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofir), Bahiagás, Governo do Canadá, Governo de Alberta, Grupo Argentino de Provedores Petroleiros (GAPP) e Sociedade Internacional dos Engenheiros de Petróleo (SPE International – Bahia Sergipe Section).

Assuntos relacionados

Bahia Oil & Gas Energy feira de negócios indústria energética Inovação tecnológica networking profissional Setor de Petróleo e Gás.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Bahia Oil & Gas Energy feira de negócios indústria energética Inovação tecnológica networking profissional Setor de Petróleo e Gás.

Repórter cidadão

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Assuntos relacionados

Bahia Oil & Gas Energy feira de negócios indústria energética Inovação tecnológica networking profissional Setor de Petróleo e Gás.

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

VÍDEO: San Martin é palco de guerra de espadas durante a madrugada

Play

Igrejas neopentecostais modernizam cultos na busca por jovens

Play

Vídeo: Homem agredido em bar na Pituba fala pela 1ª vez; veja relato

Play

Vídeo: madrugada de terror em Tancredo Neves tem chuva de tiros

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA POLÍTICA