Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > bahia > SALVADOR
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

BANCOS DE LEITE

Bancos de leite atenderam mais de 12 mil bebês entre 2020 e 2022

Programa entrega material para a coleta e todas as orientações para a extração e armazenamento

Priscila Dórea

Por Priscila Dórea

01/08/2023 - 0:15 h
Elisa Gusmão: “Doar leite materno é um ato de amor, é pensar no outro e contribuir para que outras mães fiquem felizes”
Elisa Gusmão: “Doar leite materno é um ato de amor, é pensar no outro e contribuir para que outras mães fiquem felizes” -

Nesta terça-feira, 1º de agosto, é comemorado o Dia Mundial do Aleitamento Materno, a primeira e principal fonte de nutrientes para os recém-nascidos. Porém, enquanto a amamentação é uma recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), há mães que, pelos mais diversos motivos, não podem amamentar. A solução? Os bancos de leite.

Em Salvador, entre 2020 e 2022, os bancos nutriram 12.419 bebês de acordo com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e, até maio de 2023, 935 bebês foram beneficiados pela doação de leite materno na capital.

Tudo sobre Salvador em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

“Doar leite materno é um ato de amor, é pensar no outro e contribuir para que outras mães fiquem felizes”, afirma a contadora Elisa Gusmão, que doa seu leite há cerca de cinco meses para o Instituto de Perinatologia da Bahia (Iperba). Mãe de Noah – que tem 9 meses e pesa 15 kg – Elisa foi incentivada pelo marido a doar o leite que produzia em abundância.

“Eu sabia que haviam doadoras, mas só fui pesquisar isso depois que o Noah já estava com alguns meses e me cadastrei. Hoje, eu coleto duas garrafas de 300ml a cada 15 dias e me sinto muito feliz em saber que estou ajudando na alimentação de outros bebês”, conta.

As doações de Elisa são feitas em parceria do Iperba e Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM-BA), pelo 12º GBM/Salvar, no Programa Bombeiro Amigo do Peito: a mãe doadora recebe o material para a coleta do leite, e todas as orientações para a extração e armazenamento. Depois de coletado, uma equipe do CBM-BA vai buscar a doação, explica a subtenente e coordenadora do projeto, Ana Claudia Souto.

Além do Iperba, a parceria também foi feita com a Climério de Oliveira. “Ainda não fechamos os dados de julho, mas em junho deste ano coletamos 80 litros de leite, o que alimentou cerca de 60 bebês soteropolitanos. Em 2022, o Programa Bombeiro Amigo do Peito coletou 700 litros de leite, o que ajudou na nutrição de 689 bebês em Salvador”, explica a coordenadora.

No entanto, o número de litros coletados tem oscilado nos últimos anos. De acordo com a Sesab, em 2020 foram coletados 3.127,6 litros de leite materno em Salvador, mas esse número diminuiu para 2.037,6 litros em 2021, uma queda de 34%. Em 2022, a quantidade de leite materno doado aumentou 23%, alcançando a marca de 2.515,6. Até maio de 2023, 748,3 litros de leite foram doados na capital baiana.

“Na Climério de Oliveira, o estoque está abaixo do ideal. Quando os estoques estão baixos, precisamos definir prioridades no atendimento, e com o estoque em nível crítico, o risco que corremos é de não poder fornecer nem o mínimo”, disse a neonatologista Alena Jardim.

E essa doação pode ser feita em qualquer quantidade, afirma a coordenadora do Programa Bombeiro Amigo do Peito, subtenente Ana Claudia Souto.

“Quem quiser ajudar de outra forma, aceitamos também as doações de frascos para a armazenagem desse leite. Eles devem ser de vidro e com tampa de plástico”. Os frascos podem ser levados a qualquer unidade do CBM-BA, em Salvador e Lauro de Freitas.

Já as mulheres que quiserem se tornar doadoras de leite, devem ligar para: (71) 3117-7532 ou (71) 98225-5493, Hospital Geral Roberto Santos); (71) 3283-9264, Maternidade Climério de Oliveira; (71) 3103- 9304, Iperba; (71) 3111-9350, Maternidade de Referência Professor José Maria de Magalhães Netto e (71) 3116- 2086, Posto de Coleta Maternidade Tsylla Balbino.

Em Feira de Santana, os contatos são (75) 3602-0630, Hospital Estadual da Criança e (75) 3602-7156, Hospital Municipal Inácia Pinto dos Santos. Em Itabuna, basta ligar para (73) 3214-4346, Hospital Manoel Novaes e em Vitória da Conquista para (77) 3420-6237, Hospital Municipal Esaú Matos.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Elisa Gusmão: “Doar leite materno é um ato de amor, é pensar no outro e contribuir para que outras mães fiquem felizes”
Play

Veja o momento que caminhão de lixo despenca em Salvador; motorista morreu

Elisa Gusmão: “Doar leite materno é um ato de amor, é pensar no outro e contribuir para que outras mães fiquem felizes”
Play

Traficantes do CV fazem refém e trocam tiros com a PM em Salvador

Elisa Gusmão: “Doar leite materno é um ato de amor, é pensar no outro e contribuir para que outras mães fiquem felizes”
Play

Rodoviários reivindicam pagamento de rescisão no Iguatemi

Elisa Gusmão: “Doar leite materno é um ato de amor, é pensar no outro e contribuir para que outras mães fiquem felizes”
Play

Vazamento de gás no Canela foi ato de vandalismo, diz Bahiagás

x