Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > bahia > SALVADOR
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

SALVADOR

Bons exemplos são minoria

Helga Cirino, do A TARDE*

Por Helga Cirino, do A TARDE*

02/12/2008 - 23:35 h | Atualizada em 03/12/2008 - 0:16

>> Para prefeituras, ganhar selo é estímulo para atendimento

Quem vê a energia do rechonchudo Messias Martins da Silva, 4 anos e saudáveis 13 kg, nem imagina se tratar de uma criança vitoriosa: aos 3 meses, com 1 kg, ele teve de vencer a desnutrição que quase o matou. A família de Messias vive em Sr. do Bonfim (a 375 km de Salvador), um dos 33 municípios baianos que receberam, na terça-feira, 2, em uma solenidade em Recife, a certificação Selo Unicef Município Aprovado.

Tudo sobre Salvador em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

“Se meu filho não tivesse sido beneficiado por projeto da prefeitura, com atendimento de enfermeiros e alimentação adequada, teria morrido”, lembra a mãe de Messias, Maria Martins.

Casos como o do menino e dos irmãos Maria Laisa e José Lailson, que nasceram com hidrocefalia e, depois de enfrentar muitas dificuldades para freqüentar a escola, hoje contam com transporte adequado e recebem fraldas especiais a assistência psicológica, atendem ao que a certificação criada pelo organismo das Nações Unidas procura estimular com a certificação: políticas públicas para fazer a diferença na região semi-árida, com piores indicadores sociais do Brasil.

Minoria – Infelizmente, exemplos como esses são exceção. O projeto – que busca fortalecer políticas públicas infanto-juvenis na região (com área nos Estados nordestinos e Minas Gerais) – certificou, este ano, 259 dos 1.130 participantes (23%). Na Bahia, de 188 avaliados, 33 ganharam o Selo Unicef (17,5%).

O total de municípios brasileiros no Semi-árido, onde a seca é um dos fatores históricos para o subdesenvolvimento, é de 1.500 cidades. Na Bahia, são 279 municípios. Para receber a certificação, é obrigatório que as prefeituras se inscrevam oficialmente.

Os participantes passam por rigorosa avaliação de indicadores, com acompanhamento de políticas públicas e projetos sociais no âmbito da saúde, educação, proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes e participação social. Durante dois anos, foram analisados indicadores de órgãos como Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), ministérios da Saúde, Educação, entre outros.

Gravidez precoce – Para a assessora técnica do projeto, Cláudia Monteiro Fernandes, na Bahia um dos indicadores mais preocupantes é o de jovens grávidas entre 10 e 14 anos, com base em dados de 2004 a 2006, apesar da leve diminuição no período – de 985 para 910 casos.

É o caso de Mariana (nome fictício), moradora de Vitória da Conquista (a 509 km da capital), de 15 anos, sexto mês de gestação e longe da escola, segundo ela, “por total falta de apoio”. A adolescente relata que não planejou a gestação, evitou contar aos pais e temeu perder o namorado: “Quando vi que não tinha mais como segurar a barra sozinha, busquei ajuda em casa e nos postos de saúde”.

Nos domicílios visitados pelo Unicef em Conquista, foram detectados 13 casos de grávidas de 15 a 20 anos. O descumprimento das metas em relação ao uso de métodos contraceptivos gera esse descontrole.

Em Amargosa (235 km da capital), dos 2.423 jovens de 10 a 19 anos, 69 garotas, de 14 a 19 anos estão grávidas. Estimulada pelo Selo, a prefeitura oferece uma consulta mensal e seis exames, além de orientações à gestação, estímulo ao parto normal e à amamentação continuada.

Não por acaso, Conquista não conseguiu certificação, enquanto Amargosa foi a única cidade do Recôncavo a ser aprovada, ainda com redução da mortalidade infantil em 66%, e metas alcançadas na saúde, educação e assistência social. A Prefeitura de Vitória da Conquista, em nota, disse apenas que “passou por todas as etapas de seleção do Selo”.

*Colaboraram Cristina Laura, Juscelino Souza e Cristina Santos Pita

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Veja o momento que caminhão de lixo despenca em Salvador; motorista morreu

Play

Traficantes do CV fazem refém e trocam tiros com a PM em Salvador

Play

Rodoviários reivindicam pagamento de rescisão no Iguatemi

Play

Vazamento de gás no Canela foi ato de vandalismo, diz Bahiagás

x