DIVERSIDADE
Bruno Monteiro e Ana Paula serão padrinhos da 20ª parada LGBTQIA+
Grupo Gay da Bahia definiu também Márcia Teixeira como madrinha
Por Da Redação
O secretário de cultura do estado, Bruno Moneiro, será padrinho da 20ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Salvador, que volta a ser realizada após quatro anos. Além de Bruno, homem gay cis, o Grupo Gay da Bahia (GGB) definiu as madrinhas do evento, que acontece na capital baiana no dia 10 de setembro, no Campo Grande, a partir das 15h.
Márcia Teixeira, Promotora de Justiça de Defesa dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ e de Combate à LGBTfobia do Ministério Público da Bahia; e a vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos, são as escolhidas.
De acordo com o GGB, a indicação dessas pessoas, consideradas essenciais, se deu pelos seus méritos e a grande representação social de seus trabalhos individuais que reverberam e transformam as vidas das pessoas para melhor na cultura, justiça humanizada e poder público municipal.
O título de padrinho e madrinha é uma honraria instituída pela entidade e tem a finalidade de agregar valor social ao evento. "Já encaminhamos o convite formal e todos responderam expressando “ser uma honra”", disse Marcelo Cerqueira, presidente do GGB. “Já homenageamos muitas personalidades, mas é a primeira vez que uma represente do Poder Executivo Municipal sobe no trio com a gente, isso é sinal dos novos tempos”, afirmou.
A última edição da Parada foi 2019, que ocorreu de forma virtual. Passados três anos sem ocupar as ruas do Centro de Salvador, a expectativa é grande por esse momento de festa e também de pedir respeito e inclusão.
Essa edição vem acompanhada da Semana da Diversidade, prevista para acontecer em Salvador de 4 a 9 de setembro, em diversos locais da cidade. A Semana contará com uma programação diversa, com mais de vintes eventos, culturais, seminários, debates, artes plásticas, saúde, cinema e um desfile de cães.
O tema escolhido é Diversidade e Inclusão no Mundo Corporativo, por uma cultura organizacional distante dos padrões ultrapassados de gênero. Conforme Marcelo Cerqueira, ainda tem muitas empresas que não aderiram à política, especialmente na área de Recursos Humanos. “É preciso falar desse assunto no pós-pandemia e promover um ambiente de trabalho mais inclusivo”.
A 20ª Parada do Orgulho LGBT da Bahia é executada pelo GGB, com produção do Grupo Quimbanda Dudu e demais entidades da sociedade civil. É um evento calendarizado pela Prefeitura de Salvador, programado para o segundo domingo de setembro.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes