SALVADOR
Caetano Veloso e Jorge Mautner prestigiam festival de música estudantil

Por Guilherme Lopes, do A TARDE On Line*
Há exatamente 40 anos, em setembro de 1968, Caetano Veloso subia ao palco do Teatro da Universidade Católica, em São Paulo, para irritar a platéia com “È Proibido Proibir”. Um discurso contra o juri e o público presentes na fase eliminatória do III Festival Internacional da Canção, evento no qual a obra musical estava inscrita, foi a gota d’água para uma sonora vaia provocar a expulsão do tropicalista.
Nesta sexta-feira, 26, já sem necessidade de provar nada a ninguém, o santamarense estará novamente em um festival. Ele será o presidente de honra do júri do 1º Festival Anual da Canção Estudantil (FACE), que reunirá, a partir das 18h, no palco da Concha Acústica do Teatro Castro Alves, 15 canções compostas e interpretadas por alunos da rede estadual de ensino, que superaram cinco mil colegas de 1.003 unidades da capital e do interior. O objetivo da organização é lembrar os antigos festivais de música e o movimento tropicalista. As informações são da Secretaria Estadual de Educação.
Além de Caetano, Jorge Mautner, José Miguel Wisnik, Tuzé de Abreu, Margareth Menezes, Professor Pasquale Neto e Bel Borba já confirmaram presença no evento.
FESTIVAL – Sem obrigar os participantes a seguir um estilo concreto, a SEC afirma que 3 mil canções foram apresentadas por estudantes de todo o estado. Os ritmos variam do forró ao rap, da bossa nova ao gospel, do rock ao pagode.
Desde o final de semana passado, os finalistas estão na capital, em contagem regressiva para o grande dia e seguindo um ritmo intenso de ensaios com a banda de apoio que os acompanhará no palco. Aulas de expressão corporal e de violão e a gravação de um CD comemorativo também estiveram na agenda dos músicos.
PRÊMIOS – Sem ofertar dinheiro, o reconhecimento para os vencedores virá na forma daquilo que mais pode ajudá-los em sua carreira: instrumentos e um CD gravado. O primeiro colocado receberá um teclado profissional; o segundo, uma guitarra elétrica e uma caixa amplificada de 60 watts; e o terceiro, um violão novo de cordas de nylon. Além disso, todos os finalistas receberão 10 cópias do CD realizado para a final da competição e 1 cópia do DVD gravado durante o evento desta sexta-feira.
Quem quiser conferir o festival deverá apenas comparecer à Concha Acústica a partir das 18h, já que a entrada é gratuita. Veja a lista dos finalistas no site do festival.
SERVIÇO:
O QUÊ – Final do I Festival Anual da Canção Estudandil
QUANDO – 26 de setembro de 2008, sexta-feira, às 18h
ONDE – Concha Acústica do Teatro Castro Alves, em Salvador
QUANTO – Entrada gratuita
*Com material de divulgação
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



