ANIVERSÁRIO DE SALVADOR
Câmara apresenta história da criação da cidade a estudantes
Sessão solene aconteceu em comemoração aos 474 anos da capital baiana
Por João Guerra
Durante a sessão solene realizada na Câmara de Salvador em homenagem aos 474 anos da cidade, o plenário Cosme de Farias foi ocupado por estudantes da rede municipal de ensino. Ao invés da “Ordem do Dia”, a pauta do encontro foi uma mistura de aula e apresentação cultural sobre a criação da primeira capital do país.
O professor de História Gerson Guimarães subiu à tribuna e, de lá, “fantasiado” de vereador, deu uma aula sobre a formação do município. Logo depois, foi a vez do grupo “Teatro Vivo” que encenou a chegada de Tomé de Souza, primeiro governador-geral do Brasil, que esteve nessa função entre os anos de 1549 e 1553. Foi na sua gestão que a cidade de Salvador começou a tomar forma.
Além dessa sessão solene, a Câmara da capital baiana fez uma série de ações para agraciar o Centro Histórico. Nesta terça-feira, 29, logo após a sessão, o coral de servidores da Casa se apresentou nas escadarias do espaço, enquanto do lado de fora acontecia uma exposição de carros antigos e o lançamento da exposição “da imagem e som”, também no Memorial localizado no Paço Municipal De forma permanente, vão funcionar a partir de agora, o Memorial da Casa, projeto Câmara Mirim.
Quem presidiu a sessão solene oi o vereador Maurício Trindade (PP), que falou ao Portal A TARDE sobre as iniciativas propostas pela Casa Legislativa para movimentar a região do centro soteropolitano onde fica a sede do Legislativo. Ele é o coordenador da Câmara para a Revitalização do Centro Histórico de Salvador.
Trindade que a Casa, a partir de agora estará aberta para visitação. Segundo ele, qualquer cidadão que quiser visitar, seja ele morador da cidade ou turista, poderá entrar nos espaços do lugar.
“A partir de uma decisão da mesa diretora, partir de agora qualquer pessoa pode vir aqui [à Câmara] de bermuda, de camiseta, da forma como estiver vestido. Que isso sirva de exemplo para todos os museus aqui da região, que ainda têm essa restrição de vestimenta. A gente tem que ter essa cabeça mais aberta, por exemplo, para o turista que vem passear”, defende o edil.
O parlamentar explicou também uma outra iniciativa para aproximar o Legislativo soteropolitano da população: o Câmara Mirim. A ideia da iniciativa é tentar trazer as crianças e jovens para apresentar o dia a dia da política.
“Nas escolas municipais vão acontecer eleições para eleger alunos e ele estarão aqui conosco nas sessões, assistindo aos debates de ideias que acontecem na Casa. Vamos fazer essa integração para despertar na juventude, principalmente nos menorzinhos, esse espírito de pertencimento e a volta ao que há de bom da política. Acredito que o mundo todo sem a democracia e sem a política não anda. É o primeiro passo”, destaca o vereador.
Segundo Maurício, sobre esse projeto, a Câmara espera contar com apoios da iniciativa privada e do poder público para viabilizar os custos desse trabalho. “Vai ser belíssimo. Serão milhares de crianças que passarão aqui todos os meses”.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes