CRIME FEDERAL
Câmeras são instaladas em Piatã para conter abandono de gatos
Mutirão de limpeza também foi realizado na região da colônia
Por Da Redação
A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), instalou, nesta terça-feira, 14, um sistema de câmeras de alta resolução, na região de Piatã, para vistoriar a prática criminosa na localidade. Um mutirão de limpeza foi realizado na região da colônia de gatos, atrelado a uma ação de conscientização.
Segundo a prefeitura, o sistema de imagens é composto por cinco equipamentos. O monitoramento das imagens será realizado pela Secis. A titular da pasta, Marcelle Moraes, comentou como serão os recursos das filmagens e se será possível fazer uma fiscalização mais ativa na região.
“Primeiramente, temos que lembrar que o abandono animal é crime. Essa é mais uma tentativa para coibir o abandono, fiscalizar as pessoas que estão abandonando os animais e encaminhar esses casos à polícia, para que a lei seja devidamente cumprida”, afirmou.
Também em Piatã, a equipe da Diretoria de Proteção Animal (Dipa), junto com a ONGs e os protetores de animais, realizaram uma ação sobre o abandono animal. Os panfletos biodegradáveis, mostrando sobre os malefícios do abandono de animais, foram distribuídos para as pessoas que passavam ou praticavam atividades físicas na orla. A Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) participou da ação, com realização do mutirão de limpeza na colônia.
O abandono ou maus-tratos a animais é crime federal previsto na lei 9.605/98, conhecida como Lei dos Crimes Ambientais. A pena para o crime é de três meses a um ano de prisão e multa, aumentada de 1/6 a 1/3, se ocorrer a morte do animal.
Casos de abandono podem ser informados através dos números 156 (Fala Salvador) e 190 (Polícia).
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes