SALVADOR
Canais digitais de atendimento ao cidadão são lançados pela prefeitura
Por Da Redação

Novos canais digitais para a solicitação de serviços municipais e para atendimentos agendados nas prefeituras-bairro de Salvador estão disponíveis a partir desta sexta-feira, 22, para a população soteropolitana, de acordo com anúncio feito pelo prefeito Bruno Reis, junto com o secretário de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro, Luiz Galvão, e o ouvidor-geral do Município, Jean Sacramento, no Hub Salvador, localizado no Comércio.
Um dos sistemas lançados é o site Hora Marcada, que trata-se de uma plataforma exclusiva para agendamento dos serviços presenciais nas dez Prefeituras-Bairro da capital baiana (centro/Brotas, subúrbio/ilhas, Cajazeiras, Itapuã, Cidade Baixa, Barra/Pituba, Cabula/Tancredo Neves, Pau da Lima e São Caetano/Liberdade), sendo possível selecionar a unidade mais próxima, data e horário para o atendimento.
O site dispõe de quase 100 serviços disponibilizados pelas Prefeitura-Bairro. Quem buscar atendimento ao Bolsa Família e Serviço de Intermediação de Mão de Obra (Simm) em uma das sedes, obrigatoriamente deverá realizar o agendamento. As marcações poderão ser realizadas para o dia seguinte ao acesso, e podem ser efetuadas em até cinco dias úteis. No entanto, caso não haja comparecimento na data marcada ou cancelamento prévio da marcação, o cidadão somente poderá reagendar o serviço após 15 dias úteis.
“Passamos a nos ajustar a essa nova realidade, adequando a máquina pública a novos processos para trazer mais eficiência e melhorar a nossa comunicação interna e com o cidadão. Nossa obrigação é trazer mais satisfação à população, por isso, continuaremos investindo em tecnologia”, afirmou o gestor municipal.
Segundo Bruno, Salvador, em breve, contará com o Plano Diretor de Tecnologias da Cidade Inteligente, que prevê investimentos de R$70 milhões de reais para implantação de novas infovias, datacenter, entre outras ações.
Os cidadãos de Salvador podem agendar atendimento nas Prefeituras-Bairro por meio do portal Fala Salvador, no qual também é possível solicitar diversas atividades municipais e acompanhar o andamento das demandas efetuadas.
Outra opção é o canal de inteligência artificial no WhatsApp, que funcionará de segunda a segunda, pelo número (71) 98392-3927. Ao primeiro contato, será necessário efetuar um cadastro com a atendente virtual Jana, que apresentará os locais, datas, horários disponíveis para agendar o serviço.
“As prefeituras-bairro exercem um papel fundamental na resolutividade dos problemas do cidadão soteropolitano. Em um único equipamento conseguimos reunir os principais serviços municipais e leva-los para as mais diferentes áreas da cidade. Com essas novas ferramentas tecnológicas, iremos elevar a qualidade dos nossos atendimentos e gerar ainda mais comodidade para as pessoas que procuram pelos nossos serviços, evitando também as possíveis formações de fila e aglomerações nas unidades”, explicou Luiz Galvão, por meio de nota divulgada pela Secom.
Aplicativos
A prefeitura também lançou dois aplicativos, que podem ser baixados gratuitamente nas lojas do sistema Android e iOS (Iphone). O primeiro é o Fala Salvador Cidadão que permite, além das marcações de atendimentos nas Prefeituras-Bairro, a possibilidade de o cidadão encaminhar sugestões, elogios, reclamações e denúncias. Neste, as solicitações podem ser feitas por meio de fotos e do georreferenciamento da demanda.
De acordo com a gestão municipal, inicialmente serão disponibilizados a oferta de seis serviços municipais, sendo eles: tapa buraco, coleta de lixo, reparo na iluminação, limpeza de bueiro/caixa de sarjeta, poda de árvore e retirada de cadáveres de animais de grande porte.
O segundo alicativop é o Fala Salvador Executor. Este será exclusivo para os profissionais da Prefeitura, que atenderão as demandas geradas pelos canais de atendimento como o Disque 156, Portal Fala Salvador e o App Fala Salvador Cidadão. Os servidores poderão realizar o check-in no local solicitado, para a execução do serviço e indicar ao cidadão a conclusão da demanda.
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