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11/04/2022 às 21:22 • Atualizada em 11/04/2022 às 21:33 - há XX semanas | Autor: Da Redação

Cartilha orienta o atendimento a crianças em shoppings

Documento estabelece fluxo de atendimento a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade

Foi lançada nesta segunda-feira, 11, a cartilha que institui ‘Fluxo de Atendimento a Criança e Adolescente nos Shopping Centers e Centros Comerciais’. Segundo a promotora de Justiça Mariana Castro, a iniciativa tem o objetivo de orientar a atuação de estabelecimentos comerciais em casos de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade ou risco pessoal em espaços de acesso público com consumo privado.

Entre as situações estão a de abandono, trabalho infantil, de mendicância e como vítimas de crimes. “Ela serve para que saibam exatamente qual órgão público acionar dependendo da situação que estiver ocorrendo”, explica Mariana, destacando a importância do instrumento que é fruto do trabalho de um ano. Abraçaram a iniciativa os shoppings da Bahia, Salvador, Barra, Paralela e Salvador Norte, além da Rede Atakarejo.

A cartilha sintetiza o que foi debatido e deliberado em reuniões do grupo de trabalho coordenado pelo Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) com participação de representantes do Ministério Público estadual, Defensoria Pública, Ministério Público do Trabalho, Prefeitura de Salvador, Conselho Tutelar, Polícia Civil, Atacadão Atakarejo a Abrasce.

Durante os encontros, foi estabelecido e oficializado o fluxo que será cumprido pelos estabelecimentos comerciais. A partir dessa atuação, registra Mariana Castro, será possível ter um panorama real da situação e das deficiências existentes para que sejam realmente sanadas. A promotora de Justiça lembra que os estabelecimentos comerciais demonstraram interesse em colaborar com o Poder Público no sentido de padronizar o atendimento a crianças e adolescentes. Além dela, participou do desenvolvimento do projeto a promotora de Justiça Verena Silveira.

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